top of page
  • by Brunelson

Saturday Night Live: apresentações lendárias de bandas no programa de TV - Beastie Boys & Elvis


Beastie Boys, Elvis Costello

No dia 27 de setembro de 1999, em comemoração ao 25º aniversário do icônico programa de auditório da TV americana, Saturday Night Live, os rap rockers do Brooklyn, BEASTIE BOYS, foram honrosamente convidados a se apresentar.


Inspirados pelas travessuras lendárias do cantor Elvis Costello, BEASTIE BOYS e Costello fizeram uma engraçada encenação em sua apresentação conjunta.


Mas antes, um pouco de história...


Em 1977, o artista Elvis Costello foi sem cerimônia proibido de se apresentar novamente no Saturday Night Live, quando a sua agora infame performance da canção "Radio Radio" o deixaria exilado por 22 anos.


No entanto, em 1999, Costello estava de volta às manchetes ao "sabotar" a apresentação muito especial do BEASTIE BOYS no programa Saturday Night Live, onde inclusive estavam apresentando a clássica música "Sabotage".


O banimento de Costello teve origem em 1977. Ele estava programado para se apresentar com a sua banda, THE ATTRACTIONS, para fazer uma versão da música "Less Than Zero" do álbum de estreia. No entanto, depois de tocar apenas alguns compassos desta canção, Costello e sua banda mudaram para a música anti-corporativa "Radio Radio" em seu ato e desafio ao punk. Tal ato de rebelião civil não caiu bem aos chefes do Saturday Night Live e Costello foi banido por 22 anos do programa de TV.


Costello, que nunca se conformava com a norma, voltaria a ganhar as manchetes ao fazer uma aparição no episódio do 25º aniversário do programa em 27 de setembro de 1999, com uma colaboração estridente e particularmente comovente com o BEASTIE BOYS.


O aclamado grupo de rapcore estava programado para se apresentar no programa e iriam adicionar um pouco mais de "pimenta" ao icônico programa, onde iriam tocar a música "Sabotage". Com Ad-Rock na guitarra e vocal, Mike D na bateria e MCA no baixo, o grupo se lançou em uma versão apropriadamente pesada de rock desta canção.


Mas antes de a tocarem inteira, a música duraria apenas uma questão de segundos com Elvis Costello "invadindo" o palco aparentemente meio perturbado. Costello falou o mesmo discurso que usou 22 anos antes de encerrar precocemente a música "Less Than Zero", dizendo: “Sinto muito, senhoras e senhores, não há razão para tocar esta canção aqui”, disse ele antes de pegar o microfone para começar cantando a sua agora icônica música "Radio Radio". Em segundos, BEASTIE BOYS estavam fornecendo amplo apoio enquanto eles se juntavam para criar um momento memorável na história da televisão.


Embora alguns espectadores possam ter acreditado que este seja um momento verdadeiramente improvisado, a verdade é que se tratava de uma visita programada para zombar das antigas regras rígidas do programa. Uma jogada inteligente dos produtores do Saturday Night Live que não apenas ofereceram um momento digno de ser lembrado, mas também zombaram de si mesmos ao fazê-lo. O que poderia ter sido uma performance extremamente brega foi na verdade uma grande versão de uma canção brilhante, cantada por Elvis Costello com o apoio do BEASTIE BOYS.


Só depois, é que o BEASTIE BOYS assume o leme e executa com maestria a música "Sabotage".


Confira estas duas performances, com o vídeo da canção "Radio Radio" de Elvis Costello e somente o áudio da música "Sabotage" do BEASTIE BOYS:

"Radio Radio"

"Sabotage"

Confira as outras bandas e artistas que o site rockinthehead já publicou referente a esta matéria exclusiva:





Mais Recentes
Destaques
bottom of page