top of page

Radiohead: "acho que as coisas saíram um pouco do controle, então, tivemos que parar em 2018"

  • by Brunelson
  • 26 de out.
  • 2 min de leitura
ree

Thom Yorke, vocalista do RADIOHEAD, sobre a banda não tocar ao vivo por 07 anos: "Acho que as coisas saíram um pouco do controle, então, tivemos que parar".


O vocalista também disse que não se deu tempo para lamentar a morte de sua 1ª esposa, Rachel Owen, em 2016.


No início de setembro de 2025, o grupo anunciou seu retorno aos palcos, confirmando que tocarão 04 noites em cada cidade de sua turnê europeia: Madri, Bolonha, Londres, Copenhague e Berlim, entre 04 de novembro e 12 de dezembro, com todos os ingressos vendidos em pouco tempo.



Serão os primeiros shows do RADIOHEAD desde o fim da turnê mundial em 2018 do seu último álbum de estúdio, "A Moon Shaped Pool" (9º disco, 2016), com o 77º e último show daquela turnê tendo acontecido na Filadélfia nos EUA. A banda também não lançou nenhuma música nova desde então.


Em uma nova entrevista ao jornal britânico The Times, os membros da banda explicaram por que o RADIOHEAD demorou tanto para voltar a tocar juntos: "Acho que as coisas saíram um pouco do controle, então, tivemos que parar", explicou Thom Yorke. "Havia muitos elementos... Os shows foram ótimos, mas foi, tipo, vamos parar agora antes que a gente caia nesse precipício".


Yorke continuou, contando que parte do motivo era que ele ainda estava tentando lidar com a morte de sua 1ª esposa, Dra. Rachel Owen, aos 48 anos de idade, em dezembro de 2016: "Eu precisava parar de qualquer maneira", disse Yorke. "Porque eu realmente não tinha me dado tempo para lamentar. Minha dor estava se manifestando de uma forma que me fez pensar: 'Preciso tirar isso de mim'”.


Explicando o papel que a música desempenhou durante o seu processo de luto, Yorke disse: “A música pode ser uma maneira de encontrar significado nas coisas, e a ideia de ter que parar com o grupo, mesmo quando faz sentido... Porque você não está bem? Mesmo no meu pior momento de vida pessoal? Eu não conseguia. Precisava de algo em que podia me agarrar, mas houve momentos na minha vida em que busquei consolo na música e toquei piano, mas literalmente dói. Fisicamente também... A música dói, porque você está passando por um trauma”.


O guitarrista, Ed O'Brien, também falou nessa mesma entrevista sobre o intervalo de 07 anos entre os shows do RADIOHEAD: "Em 2018, eu estava nervoso indo para os ensaios porque já tinha superado o RADIOHEAD", disse ele. "Não foi ótimo na última rodada. Gostei dos shows, mas odiei o resto. Nos sentimos desconectados e exaustos pra caralho. Acontece. Essa tem sido a nossa vida inteira, tipo, o que mais existe? Olha, o sucesso tem um efeito estranho nas pessoas e eu simplesmente não queria mais fazer isso, foi quando eu disse a todos da banda".


Ele finalizou: “Passei por uma longa e escura noite da alma e tive uma depressão profunda. Cheguei ao fundo do poço em 2021 e uma das coisas maravilhosas que saiu disso foi perceber o quanto eu amo esses caras. Eu os conheci quando tinha 17 anos de idade e passei de achar que não me vejo fazendo isso de novo para perceber que, sabe, nós temos algumas músicas estelares para tocar”.


"Paranoid Android" (3º disco, "OK Computer", 1997)


Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page