• by Brunelson

Pearl Jam: "concordo com algumas coisas que Kurt Cobain falou sobre nós"


Em uma entrevista de 03 horas para o radialista Howard Stern, o vocalista do PEARL JAM, Eddie Vedder, falou a fundo sobre a sua infância, carreira, composições, amizades musicais e outros assuntos.


* Eddie Vedder: sendo entrevistado pela 1ª vez pelo radialista Howard Stern


* Howard Stern: vocalista Eddie Vedder comenta sobre Chris Cornell em entrevista


* Eddie Vedder: "o aumento de casos de covid é gerado por condutas irresponsáveis"

* Eddie Vedder: "depois que me tornei pai nunca mais usei drogas psicodélicas"


Parte da discussão viu Stern perguntar a Vedder sobre a "rivalidade" percebida entre o PEARL JAM e o NIRVANA no início dos anos 90, sugerindo que alguns dos comentários de Kurt Cobain sobre a banda de Eddie Vedder - nomeando o PEARL JAM como um grupo "carreirista" - nasceram do ressentimento.


Stern perguntou: “Você levou para o lado pessoal na época em que o PEARL JAM começou e um cara como Kurt Cobain publicamente rejeitou a sua banda, dizendo que vocês eram muito comerciais ou muito pop, ou que porra ele disse... Depois, vocês acabaram sendo amigos e tudo mais, e Kurt acabou gostando de vocês, é claro, mas essa merda atingiu você naquela hora? Você ficava pensando, tipo: 'Por que todo mundo tem que ser tão competitivo?'”

Vedder ignorou a sugestão de Stern, dizendo: “Eu provavelmente poderia ter concordado com algumas das coisas que ele disse”, falou rindo depois, mas ressaltou que o sucesso fenomenal que ambas as bandas desfrutaram após o lançamento dos álbuns "Ten" e "Nevermind", foi “um pouco difícil de lidar, pois tínhamos uma relação difícil com essa realidade e aquilo nos deixava um pouco vulneráveis”.

“O sucesso afetou algumas pessoas em nossa cidade, Seattle”, disse Vedder para Stern. “Tivemos uma boa cena aqui e aquilo mudou um pouco as coisas depois..."

Vedder apontou que parte da "rivalidade" entre as bandas de Seattle se devia ao fato de haver "uma história com algumas das bandas locais", com o baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard (ambos do PEARL JAM) fazendo parte anteriormente da banda GREEN RIVER, junto com os futuros vocalista e guitarrista do MUDHONEY, Mark Arm e Steve Turner.

“Uma das minhas bandas favoritas de Seattle era o MUDHONEY e havia um pouco de... Tinha um lado da música de Seattle e o nosso som não se encaixava tão bem nesse lado, o que foi bom”, observou Vedder. “Mas fiquei muito grato por ter os caras do MUDHONEY como amigos quando fui morar em Seattle”.

“A única coisa que me incomodou nessa alegada 'rivalidade', foi porque o público e as pessoas estavam reagindo a isso, mas não era o que acontecia entre nós das bandas. Houve um certo jornalista que tirou uma citação de Jeff Ament e tirou uma citação de Kurt Cobain (ambas fora do contexto), e isso fez com que a notícia sobre 'rivalidade' se tornasse interessante... Mas sério, sempre senti que era nós contra o mundo, a nossa cidade contra o mundo, não a nossa banda contra outra banda, você me entende?”

“Ainda penso no passado e sempre fui grato por haver uma cena real, pois havia música por toda parte e as pessoas estavam saindo todas as noites. Depois de um show no clube Crocodile Café, quando 03 ou 04 bandas tocavam, fossem o MELVINS ou outro grupo, sempre havia uma pós-festa no porão na casa de alguém em Seattle - que poderia estar caindo aos pedaços - mas então, de repente, Krist Novoselic (baixista do NIRVANA) apareceria e começaria a tocar baixo, eu pulei na bateria e começamos a tocar músicas dos BEATLES, junto com alguém da banda FASTBACKS que também é um grupo de Seattle... Era um grande momento".

“Nunca brigamos, mas eu sempre odiei a banda deles”, disse Kurt Cobain à MTV em 1993, falando sobre Eddie Vedder. “Tivemos algumas conversas por telefone e gosto dele... Eu acho ele uma pessoa muito legal”.

Outro momento marcante foi flagrado quando Vedder e Cobain foram filmados dançando juntos nos bastidores do VMA da MTV em 1992, ao som de Eric Clapton. Esta imagem contêm no DVD "PJ20" (2011), documentário dirigido por Cameron Crowe para comemorar os 20 anos de carreira do PEARL JAM.

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques