• by Brunelson

Nirvana: jornalistas e radialistas em evento oficial celebrando o disco "Nevermind"


A ex-apresentadora da BBC Radio 1, Claire Sturgess, foi entrevistada pela Absolute Radio e teceu comentários sobre o icônico álbum do NIRVANA, "Nevermind" (2º disco, 1991), em celebração ao 30º aniversário do álbum.

Na verdade a ocasião aconteceu num evento realizado em Londres em especial ao disco "Nevermind", junto com escritores e jornalistas próximos à banda que também falaram sobre esse álbum e sobre Kurt Cobain.


* Nirvana: dissecando cada música do álbum “Nevermind”

Seguem alguns trechos dessa entrevista:

“Eu dividia um apartamento com um cara que trabalhava no depósito da gravadora Beggars Banquet Records”, disse Claire ao radialista e ao público, evento esse realizado nas instalações do canal britânico da BBC. “Ele chegou em casa um dia com um vinil e me disse: ‘Você tem que ouvir isso’. Colocamos para tocar e cerca de 15 segundos após a abertura da 1ª música, que era 'Smells Like Teen Spirit', eu falei: 'Mas que porra é essa?'”

Ela continuou: “Eu estava trabalhando na BBC Radio 1 e naquela época eu era uma assistente de produção da rádio no programa de Simon Bates que tinha no período da manhã. Uns dos contatos da Geffen Records (a nova gravadora do NIRVANA) veio até mim e disse: ‘Gostaria de lhe dar esse disco’ e eu respondi: ‘Eu já conheço esse disco’. Levei para Simon Bates e lhe disse: ‘Temos que tocar isso na rádio’. Então, ele confiou em mim e colocou para tocar na rádio. Ele tocava a canção ‘Smells Like Teen Spirit’ de manhã e Steve Wright tocava à tarde em seu programa".

O single de "Smells Like Teen Spirit", que foi lançado para a rádio em 27 de agosto de 1991 e logo depois no mercado em 10 de setembro, foi responsável por impulsionar o álbum "Nevermind" das lendas do grunge para o topo das paradas americanas em janeiro de 1992 - o que ficou famoso por ter desbancado do 1º lugar o disco de Michael Jackson.


* Nirvana: “só pensamos que a música 'Smells Like Teen Spirit' era outra canção legal para o disco"

O atual jornalista da revista Mojo e ex-redator da revista britânica New Music Express, Keith Cameron, que trabalhava na extinta revista Sounds naquela época, também estava presente neste evento e falou a respeito: “Ninguém poderia imaginar o quão grande eles realmente se tornariam e também a rapidez com que aconteceu, porque foi uma força centrífuga que realmente os chicotearam”.


* Nirvana: "não tinha nenhuma expectativa quanto ao disco 'Nevermind'"

“Kurt Cobain não tinha uma casa própria até 03 meses antes do lançamento do disco 'Nevermind’. Ele estava dormindo em um carro e 06 meses depois a sua banda tirou Michael Jackson do topo das paradas americanas. Quando esse tipo de sucesso acontece com você nesta velocidade, você realmente vai ter que começar a lutar consigo mesmo para manter qualquer senso de controle”.

Cameron continuou: “Uma das maneiras pelas quais Kurt tentou assumi-lo, foi usando-o como uma plataforma para as suas crenças sociais e políticas. Ele se tornou ainda mais franco em termos de feminismo e anti-homofobia. Infelizmente e no final das contas, isto não funcionou para ele se manter vivo, mas esta foi uma das maneiras que ele procurou para tentar dar sentido a todas as coisas que estavam acontecendo ao seu redor”.

Apesar das performances raivosas e caóticas de Kurt Cobain nos palcos, Cameron disse que nesta época, Cobain era o oposto nos bastidores.

“Ele era completamente diferente da pessoa que você via no palco, tipo, esse tipo de cara taciturno, zangado e nervoso. Fora do palco, ele estava simplesmente feliz e sorrindo. Tudo era luz do sol em seu mundo”, explicou ele.

Cameron acrescentou: “De agosto a dezembro de 1991, eles estavam absolutamente se divertindo. Houve uma famosa entrevista à BBC na época em que falavam sobre jogar sinuca e estavam doidos pela diversão de ser uma banda em turnê fazendo coisas bobas".

Phil Alexander, Diretor de Criação da revista britânica Kerrang, compartilhou uma visão semelhante: “Eu vi um show do NIRVANA na cidade de Sheffield em novembro de 1991, e eles ainda não tinham sido afetados pelo sucesso”, explicou ele. “A minha memória predominante deles foi e ainda é, de uma banda alegre".

“Me lembro do baixista Krist Novoselic pegando uma garrafa de vinho tinto e dizendo: 'Vamos, vamos lá assistir o show da banda SHONEN KNIFE’, e nós caminhamos para o meio da plateia segurando uma garrafa de vinho tinto cada um e assistindo o show do SHONEN KNIFE, porque ainda era possível naquela época, era fato. Aquele momento de alegria, aquele período de alegria, tipo, eles eram simplesmente intocáveis de qualquer flechada do meio externo naquele momento”.

Porém, após esse período inicial, a fama e o sucesso começaram a afetar a banda em menos de 01 ano.

Alexander continuou: “Em 1992, eu enviei um itinerário de uma possível turnê para Krist Novoselic analisar, quando os festivais estavam começando a serem agendados e também datas para a América do Sul, e ele havia me dito sobre os problemas e pausa que a banda estava passando... Realmente resumia onde eles sentiam que estavam naquele momento, tipo, houve um período em que a alegria era palpável, mas em seguida houve aquele período em que eles ficaram parados”.

Cameron acrescentou: “Eu vi outro show do NIRVANA em meados de 1992 e eles estavam se distanciando um do outro, e com isso eu quero dizer que Krist Novoselic e Dave Grohl estavam se distanciando de Kurt e Courtney Love. Isso foi um pouco doloroso de testemunhar, porque era um espaço de tempo relativamente curto desde que eles eram uma banda feliz e sortuda. Posteriormente, foi doloroso ver que as coisas não necessariamente melhoravam para eles”.

* Nirvana: 10 artistas comentam sobre o álbum "Nevermind" - Parte 10/10


O relançamento do álbum "Nevermind" para comemorar os 30 anos de vida - e que contará com áudios de shows inéditos - estará no mercado agora em 12 de novembro de 2021.

Junto virá um DVD com o show do NIRVANA em Amsterdam, Holanda, realizado no mês de novembro de 1991. Este show terá o seu lançamento oficial, mas já é há tempos conhecido dos fãs.


* Nirvana: áudios de shows inéditos no relançamento de 30 anos do álbum "Nevermind"

Confira o NIRVANA apresentando a música "Breed" neste show citado na Holanda em 1991 (lançada no disco "Nevermind"):


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques