top of page
  • by Brunelson

Krist Novoselic: por que ele não quis se juntar ao Foo Fighters em 1995?


Após a morte do frontman do NIRVANA em abril de 1994, Kurt Cobain, o mundo parou em seu eixo e também para os outros 03 membros da banda, Krist Novoselic (baixista), Dave Grohl (baterista) e Pat Smear (guitarrista).


Pois o grupo de maior importância da década de 90 tinha deixado de existir - e apontado por muitos críticos e músicos que a história do rock mainstream começou numa prateleira de livros iniciando nos BEATLES e terminando no NIRVANA.

Uma grande tragédia para todos aqueles próximos de Cobain - desde sua esposa Courtney Love e a jovem filha Frances Bean Cobain, até à sua família e membros de banda - a morte do ícone do grunge nunca deixará de ser um dos momentos mais comoventes da cultura popular. Cobain não foi apenas um pioneiro musical, popularizando abordagens de composição que agora são onipresentes e mudando o jeito de tocar guitarra para a era contemporânea, mas simbolicamente ele também foi um marco na história da música em geral.

Uma figura humilde até o fim – apesar da fama extraordinária que envolve o NIRVANA – e um defensor declarado dos direitos das mulheres e das minorias, Cobain foi uma força exemplar na música. Ele protestou contra o conceito tradicional de rockstar e foi inovador em sua abordagem ao seu status. Sem ele, a atual aversão ao egoísmo e fama por parte de alguns músicos provavelmente não teria se tornado tão proeminente.

Como a morte de Cobain encerrou instantaneamente o NIRVANA, isto criou um mundo de dor extrema e complexa para os 03 membros sobreviventes do grupo. Eles não apenas precisaram lidar com o falecimento de seu melhor amigo sob o olhar atento da mídia, mas também foram forçados a considerar seriamente seu futuro na música. Como é bem sabido, Dave Grohl se retirou completamente dos holofotes por um período antes de gravar sozinho o que se tornaria o disco homônimo de estreia do FOO FIGHTERS em 1995.

Como a sua fita-cassete atraiu a atenção das gravadoras, Grohl não queria que ela fosse vista como o início de sua carreira solo, então, recrutou algumas pessoas no que se tornaria na formação original do FOO FIGHTERS. Da formação do NIRVANA, ele conseguiu chamar Pat Smear para tocar guitarra e 02 integrantes da banda recém-dissolvida de Seattle, a SUNNY DAY REAL ESTATE, o baixista Nate Mendel e o baterista William Goldsmith.

E dado que Smear estava no FOO FIGHTERS, muitos fãs se perguntaram na época por que Krist Novoselic também não estava na escalação da nova banda de Dave Grohl.

Sendo entrevistado pela revista Rolling Stone em outubro de 1995, quando o FOO FIGHTERS estava em turnê divulgando seu 1º álbum, Grohl ainda processava o fim do NIRVANA e explicou que ele e Novoselic mantiveram contato periodicamente após a morte de Cobain: “Krist e eu mantivemos contato, nos reuníamos e conversávamos, somente para ter certeza de que estávamos bem. Eventualmente e muito lentamente, as coisas voltaram a um ritmo mais normal... Tudo mudou e vai demorar muito para nos acostumarmos com isso”.

Grohl também esclareceu que considerou seriamente trazer Novoselic para o FOO FIGHTERS, no entanto, ambos optaram por não fazê-lo devido à pressão que isso teria exercido sobre eles: “Conversamos sobre isso e simplesmente não aconteceu”, disse Grohl. Em última análise, a ideia deles terem formado um novo grupo tão rapidamente, poderia ter parecido uma tentativa de mau gosto de manter o sucesso após a morte de Cobain, já que ambos faziam parte da formação clássica do NIRVANA.

“Para Krist e eu teria sido muito natural e ótimo”, continuou Grohl, “mas para todos os outros teria sido estranho e teria me deixado em uma posição muito ruim, onde estaríamos realmente sob o olhar de um microscópio”.

Novoselic, Grohl e Smear ainda são bons amigos, onde ocasionalmente eles ainda se reúnem para alguns ensaios desprovidos e até fazendo curtas apresentações em público com vocalistas convidados. Novoselic até tocou ao vivo com o FOO FIGHTERS em diversas ocasiões e fez participação especial no álbum "Wasting Light" do FOO FIGHTERS (7º disco, 2011).

Durante uma entrevista, Novoselic falou: “Dave e eu sempre nos divertimos muito quando estamos juntos. David Eric Grohl, ele é o cara! Sabe, as pessoas me perguntam: ‘Você está com ciúmes de Dave e de tudo que ele fez desde o NIRVANA?' E eu digo: 'Cara, ele manteve o foco, trabalhou duro, ele detona e o FOO FIGHTERS é incrível. Como você fica com ciúmes de algo assim? Ele ganhou tudo pelo que trabalhou'”.

Dave Grohl retribuiu essa posição quando foi entrevistado pelo radialista Howard Stern em 2021, dizendo que ele e Novoselic ainda são grandes amigos e que a dupla, ao lado de Pat Smear, tocam ocasionalmente e até gravaram músicas juntos: “Gravamos algumas coisas que são muito legais, mas nunca fizemos nada com essas gravações. Eu acho que para nós é mais como amigos tocando por aí e sem nenhum compromisso, pois realmente não parece nenhum tipo de grande reunião oficial ou algo assim”.

Ele disse que os 03 membros sobreviventes do NIRVANA se encontrarão sempre que Novoselic estiver em Los Angeles, pois “adoramos nos ver e sair para jantar juntos".


Grohl finalizou: “Pat está sempre por perto e nós 03, você sabe, gostamos de estar juntos. Gostamos de nos ver e se houver instrumentos por perto ou um estúdio disponível, vamos apenas nos reunir e fazer uma espécie de jams e improvisações, sabe?"




Mais Recentes
Destaques
bottom of page