top of page
  • by Brunelson

Kim Thayil: guitarrista fala sobre o 3rd Secret e indicação do Soundgarden ao Hall of Fame 2023


Kim Thayil, guitarrista do SOUNDGARDEN, como todos sabemos está atualmente trabalhando numa nova banda de Seattle chamada 3rd SECRET (que já possui 01 álbum de estúdio lançado em 2022 e que leva o mesmo nome do grupo).


Essa banda inclui também o baterista dos grupos SOUNDGARDEN, TEMPLE OF THE DOG e PEARL JAM, Matt Cameron, o baixista do NIRVANA e GIANTS IN THE TREES, Krist Novoselic, o guitarrista Jon Dupree e as vocalistas Jillian Raye (GIANTS IN THE TREES) e Jennifer Johnson.

E conforme observado por ele numa recente entrevista para a Billboard: "O 3rd SECRET está no estúdio escrevendo e gravando um pouco. Acho que isso vai continuar enquanto for divertido para nós e gratificante da forma que tem sido. É o mesmo tipo de situação de antes, tipo: 'Alguém tem ideias? Hey, Krist, Matt, venham aqui. Eu quero mostrar uma música nova. O que vocês acham disso? Vocês querem tocar? Vocês tem alguma outra ideia?', ou seja, na verdade é do mesmo jeito que fazíamos no SOUNDGARDEN".


Em 2020, SOUNDGARDEN estava concorrendo pela 1ª vez ao Rock and Roll Hall of Fame e Thayil disse que isto o ensinou, junto com os membros sobreviventes da banda - o baterista Matt Cameron e o baixista Ben Shepherd - sobre a consideração e relevância que o SOUNDGARDEN desfrutava quase 04 anos depois de terminarem o grupo devido ao falecimento em 2017 do vocalista/guitarrista, Chris Cornell - algo que até então não era valorizado pela banda, conforme entrevistas passadas quando o grupo estava em atividade.



E para 2023, o grupo foi novamente selecionado a concorrer ao Hall of Fame.


Ele disse: “O que foi legal em 2020 foi apenas o reconhecimento do nosso trabalho, porque se você está envolvido com os seus colegas de banda e músicos que fazem parte do seu grupo de amigos que estão no Hall of Fame, às vezes você pode ficar isolado do contexto histórico geral de como a banda evoluiu e se tornou parte de uma comunidade mais ampla de música e músicos”.


Sendo assim, o SOUNDGARDEN não esperava que eles ainda tivessem uma atração, tanto em 2020 quanto agora em 2023.

Thayil continuou: “Então, eu acho que esse reconhecimento foi um lembrete de que o trabalho que você fez com os seus parceiros fazia parte de uma continuidade e de uma história da música, o que é muito legal".

O guitarrista ainda falou que a banda deve a maior parte da ajuda a Chris Cornell, que ajudou o SOUNDGARDEN a obter alguma apreciação do Hall of Fame, depois que Cornell fez o discurso e introduziu os precursores do rock de Seattle na cerimônia de 2013, a banda HEART.

Ele finalizou: “Chris viveu esta experiência e nos disse que o entusiasmo dos fãs foi o abrir dos olhos para ele entender o quão importante isso era... E Matt Cameron apoiou essa ideia e acho que este sempre foi um contexto no qual o SOUNDGARDEN entenderia o seu trabalho. Nós sempre quisemos ser "o" tipo de banda para os nossos fãs que admiramos e nos inspiramos”.

Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page