Josh Homme: "eu não conseguia comer e estava ficando exausto", sobre a turnê cancelada do Queens of The Stone Age em 2024
by Brunelson
22 de jun.
3 min de leitura
Atualizado: 25 de jun.
Em 2024, o QUEENS OF THE STONE AGE foi forçado a cancelar o restante de sua turnê devido a problemas de saúde não revelados sofridos por seu frontman, Josh Homme.
Embora a banda nunca tenha revelado exatamente o que tinha acontecido com ele, somente foi anunciado na época que Homme precisou passar por uma cirurgia de emergência e que precisava "receber cuidados médicos essenciais pelo resto do ano".
Homme parece ter se recuperado desde então e o grupo está de volta aos palcos poucas semanas depois de lançar sua apresentação acústica, "Alive in The Catacombs" (2025), que foi gravada dentro das Catacumbas de Paris em 2024 antes de cancelarem a turnê.
Agora, ao ser entrevistado pelo radialista Zane Lowe, Homme se abriu sobre sua decisão de cancelar essa turnê do QUEENS OF THE STONE AGE - apesar de ainda não ter revelado o real motivo de sua doença.
O radialista começou perguntando: “Qual foi a recomendação vinda de cima, daqueles que mais te amam?”
"Apenas parar com tudo e ir pra casa", respondeu Homme. "Todo mundo cancela mesmo e eu não aguentava mais. Cheguei a pensar: 'Mas serão só mais algumas horas a mais de shows', mas eu fiz uma promessa de não subir mais ao palco machucado, porque a coisa poderia ficar feia no final e as consequências seriam bem graves".
O músico explicou que durante as filmagens do documentário, "Alive in The Catacombs", ele sentia muita dor e a coisa só parecia piorar: "Eu não conseguia comer e estava ficando um pouco exausto... A medicação que eu estava tomando não estava fazendo efeito e foi difícil pra mim".
“Quando entramos nas catacumbas, eu sabia que a turnê já tinha acabado e toda a banda sabia, mas ninguém mais sabia”, ele revelou. “Mas essa frustração te alimenta, sabe? Cada vez que tive algo em que pensei: ‘Ops, quase morri’, nunca me senti tão vivo depois. O foco é: 'Eu aprecio o que tenho'”.
Homme continuou dizendo que a apresentação da banda no documentário, “Alive in The Catacombs” (que não teve a presença de um público), está cheio dessas emoções que ele estava sentindo no momento em que foi filmado, contando com a ajuda de um elenco de apoio de 06 milhões de almas cujos crânios decoram as paredes desde o ano de 1786: "Não é uma crítica, mas também não é uma apresentação acústica da MTV. Não foi simplesmente tocar acusticamente, sabe? Estávamos lá e tocávamos, mas parecia o tempo todo que estávamos servindo a um público que realmente merecia atenção, tipo: 'Isso é para vocês. Comprei isso para vocês. Posso te mostrar?' Parecia que estávamos vivendo esse momento juntos".
Apesar dos problemas de saúde, Homme está pronto para voltar à estrada e o QUEENS OF THE STONE AGE já deu o pontapé inicial de sua 5ª perna da turnê americana em 10 de junho de 2025, em divulgação ao seu último álbum de estúdio, "In Times New Roman" (8º disco, 2023).
"Vou terminar o que comecei", acrescentou Homme sobre a recuperação dos shows cancelados em 2024. "Vou terminar o que ficou para trás no ano passado e vou aproveitar".
Homme concluiu dizendo que: "Toda essa experiência me deu uma nova perspectiva de vida. Sinto que há um encerramento agora que isso está sendo revelado. Não estou mais doente e me sinto bem pra caralho. Estou sendo diferente comigo mesmo e estou curtindo um novo relacionamento comigo mesmo que essa experiência me proporcionou, então, sou muito grato a isso".
Comentários