top of page
  • by Brunelson

Blind Melon: um breve conto do que poderia ter sido uma das maiores bandas de rock da história


É uma história que você já ouviu um milhão de vezes antes: a MTV foi o lugar da música pop e do hair metal durante toda a década de 80.

A menos que fosse uma exceção especial, como o R.E.M, o rock alternativo ainda não era um grande player na rede mundial, especialmente se uma banda não se encaixasse nos sons da nova onda da época.

Então, veio um pequeno grupo do nada chamado NIRVANA...

Sim, a explosão do rock alternativo provavelmente não teria acontecido se não fosse pela MTV. O videoclipe da música "Smells Like Teen Spirit" do NIRVANA era transmitido quase de hora em hora a partir de 1991 (quem viveu aquela época, viu isso acontecer) e a partir desse marco na história da música, começou a corrida ao ouro.

Bandas grunge estabelecidas como o PEARL JAM e o SOUNDGARDEN estavam prontas para entrar no circuito mainstream, assim como grupos da velha guarda como o SONIC YOUTH e outros mais novos como o STONE TEMPLE PILOTS. As bandas vinham em todos os sabores, mas uma coisa era certa: você precisava de um videoclipe para se tornar grande - PEARL JAM manda um abraço!

Foi a tempestade perfeita para engolir uma nova banda que surgiu junto com o movimento grunge no início dos anos 90: BLIND MELON.

Formado em Los Angeles em 1990, BLIND MELON já estava fazendo ondas na indústria musical antes mesmo de lançar o seu 1º álbum de estúdio em 1992, "Blind Melon".

Em 1992, o vocalista Shannon Hoon ainda não era conhecido pelas massas e isso mudaria assim que a sua banda lançou o 2º single do seu disco homônimo de estreia, a canção "No Rain".


O 1º single do álbum, a música "Tones of Home", foi mais um indicativo do som geral do grupo: psicodélico, groovy e mais pesado. Mas o BLIND MELON também teve alguns números mais suaves e folclóricos, como a clássica canção "Change" e a delicada música country rock chamada "Drive".

Hoon também tinha uma canção acústica cativante chamada "No Rain", que logo recebeu o tratamento especial da MTV.

Dirigido por Samuel Bayer - o mesmo diretor do clipe da música "Smells Like Teen Spirit" do NIRVANA - o vídeo de "No Rain" deu ao BLIND MELON a identidade imediatamente reconhecível. Sentado em um campo de flores com instrumentos acústicos, a banda instantaneamente se tornou o retrocesso hippie do boom do rock alternativo da época.

À medida que o clipe de "No Rain" começou a ter grande exposição na MTV, BLIND MELON ficou cada vez mais desconfortável com o sucesso dessa música. Embora tenha aberto as portas para eles aparecerem como uma grande banda de rock, também o classificou em um gênero que não era bem o estilo que a banda tocava. No geral, BLIND MELON foi mais pesado que a canção "No Rain", mas o sucesso da música e do vídeo começou a ofuscar o grupo.

Hoon respondeu entregando-se fortemente às drogas e ao álcool, problemas que já eram bem conhecidos da banda e exasperados com o sucesso repentino que experimentaram.

O grupo conseguiu terminar de gravar o seu 2º álbum de estúdio em 1995, "Soup", que apresenta uma gama mais diversificada de sons e gêneros, no entanto, os problemas com drogas de Hoon continuaram e antes que a banda fizesse um show em New Orleans em 21 de outubro de 1995, Hoon foi encontrado morto por overdose de cocaína no ônibus de turnê da banda. Ele tinha apenas 28 anos de idade.

Hoje, o legado do BLIND MELON está em grande parte nas mãos do videoclipe da canção "No Rain" e desse disco de estreia como um todo.

Como um trabalho seminal no início dos anos 90, a música e clipe de "No Rain" continua a ser lembrado com carinho pelo seu sucesso na explosão do rock alternativo e grunge que dominou o planeta, mas também rapidamente se tornou um conto de advertência para as bandas que estavam dispostas a se entregarem para a MTV, já que o BLIND MELON foi ofuscado pelo vídeo que lhes deu mais sucesso - todas as bandas do grunge mandam um abraço.

"No Rain"








Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page