top of page

Billy Corgan: "nos anos 90, eu era fã do Sonic Youth e fui prestar minhas homenagens a eles, mas fui tratado com muita grosseria”

  • by Brunelson
  • há 6 dias
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 4 dias


Billy Corgan e Courtney Love se reencontraram para uma entrevista e falaram sobre problemas com a "guardiã" Kim Gordon (vocalista/baixista do SONIC YOUTH, foto): "Ela era realmente horrível nos anos 90", afirmou Love sobre Gordon.


O podcast do frontman do SMASHING PUMPKINS, Billy Corgan, chamado The Magnificent Others, foi o cenário para um reencontro entre ele e sua ex-namorada e parceira em composições, Courtney Love (vocalista/guitarrista do HOLE), onde compartilharam seus problemas passados com a "guardiã" Kim Gordon.


Love e Corgan namoraram brevemente em 1991, antes de Love conhecer Kurt Cobain, e Love chegou a afirmar uma vez em entrevista que a maior parte do clássico álbum do SMASHING PUMPKINS, "Siamese Dream" (2º disco, 1993), é sobre ela, e que o grupo parou de compor músicas de sucesso quando ela deixou de ser o tema de suas músicas.



Corgan possui créditos de composição nos álbuns do HOLE, "Celebrity Skin" (3º disco, 1998) e "Nobody's Daughter" (4º disco, 2010), e com a baixista do HOLE, Melissa Auf der Maur, fazendo parte do SMASHING PUMPKINS para a turnê final da banda em 2000.


Além da clássica música do HOLE, "Violet" (2º disco, "Live Through This", 1994), se referir em alguns versos a Billy Corgan - com a própria Courtney Love admitindo isso em recente postagem em rede social, quando as letras manuscritas originais desta canção foram colocadas a leilão.


Durante a conversa, que durou 01 hora e 45 minutos, Corgan e Love falaram sobre as figuras emblemáticas do rock independente e alternativo dos anos 90. Corgan observou que Love tinha "mãos firmes", acrescentando: "Você se lembra das garotas de bandas do rock independente daquela época? Elas dificilmente tinham carisma". Love disse que sentia a necessidade de "esmagar a concorrência", pois "só havia espaço para uma naquela época, quando as mulheres na música competiam entre si".


Mais tarde, Corgan mencionou a "maldade perniciosa e horrível da comunidade do rock independente da época", ao que Love respondeu: "Sabe que agora sou amiga de Thurston Moore? (vocalista/guitarrista do SONIC YOUTH) Falando em guardiões da moda..."


Corgan respondeu: "Ele nunca foi do tipo que controlou o acesso às coisas, mas a pior era a parceira dele na época", se referindo a Kim Gordon.


Gordon já expressou sua antipatia por Corgan e Love no passado. Em seu livro biográfico de 2015, Girl in a Band, ela criticou o "glamour de Los Angeles, típico de tarântulas, sociopatia e narcisismo de Courtney Love" e adicionou: "Tenho pouca tolerância para comportamentos manipuladores e egomaníacos, e geralmente preciso me lembrar de que essa pessoa pode ter algum tipo de problema mental".


“Courtney nos pediu conselhos sobre seu ‘caso secreto’ com Billy Corgan”, comentou Gordon em seu livro. “Eu pensei: ‘Credo!’ Só de ouvir falar de Billy Corgan... De quem ninguém gostava porque ele era um chorão e porque o SMASHING PUMPKINS se levava muito a sério e não tinha nada a ver com punk rock”.


“Ela era realmente horrível nos anos 90”, lembrou Love na entrevista, com Corgan finalizando: “Eu me lembro de estar na Holanda com você em turnê e eles foram muito malvados comigo. Eu era fã do SONIC YOUTH e em uma certa ocasião fui prestar minhas homenagens, mas fui tratado com muita grosseria por eles”.





Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page