Nirvana: "Kurt se encontrava em diferentes mundos musicais"

April 22, 2019

 

Danny Goldberg, empresário do NIRVANA e que acabou de lançar um livro marcando os 25 anos do falecimento de Kurt Cobain, "Serving The Servant", foi entrevistado pela revista Forbes e falou sobre a aversão de Cobain ao comportamento machista, considerado hostil às mulheres e aos homossexuais.

 

Seguem alguns trechos dessa matéria:

 

Conforme Goldberg disse, a ética da inclusão de Cobain foi além de sua música. No livro, o vocalista é retratado como um feminista convicto e alguém que não tinha medo de se defender daqueles que ele achava que eram marginalizados. A proximidade de Cobain com a cena "Riot Grrrl" da cidade de Olympia, Washington, é um exemplo, assim como a participação voluntária da banda na campanha "No on 9" de Oregon, em oposição a uma lei anti-gay e que ajudou a anular o projeto.

 

Em 1992, esta sensibilidade foi cristalizada em um confronto verbal entre Cobain/Courtney e Axl Rose no MTV Video Music Awards. A briga era claramente demonstrativa do desprezo de Cobain pelo que sentia que Rose representava.

 

Goldberg falou: "Ele teve uma repulsa pelo comportamento machista que era hostil às mulheres ou aos gays. Isso era parte de quem ele era".

 

Em uma entrevista para a revista The Advocate em 1992, Cobain contou sobre o encontro nos bastidores com Axl no MTV VMA, chamando Rose de ser "fodidamente machista" e "homofóbico".

 

Sobre a produção do último álbum de estúdio do NIRVANA, "In Utero" (1993), Goldberg disse sobre as intenções musicais de Kurt com o disco: "Ele estava tentando equilibrar diferentes estilos que eram importantes para ele. Kurt era alguém que frequentemente se encontrava em diferentes mundos musicais fazendo coisas diferentes, e isso fazia parte do sucesso do NIRVANA com o punk e a música mais comercial. Eu acho que ele conseguiu o que queria com Steve Albini produzindo este álbum e respeitou o que ele recebeu de Albini, mas Kurt precisava de coisas que Albini não poderia dar a ele”.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Queens of The Stone Age: álbuns estão sendo relançados em vinil; fãs comentam

December 8, 2019

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead