• by Brunelson

The Who: confira 1ª apresentação da canção "My Generation" na TV em 1965


THE WHO, antes de se tornarem compositores de óperas rock, lotando estádios, viajando pelo mundo e sendo gigantes do rock and roll, era uma banda comum com uma premissa simples e uma mensagem que tocou milhares em todo o mundo.


Eles eram da juventude, para a juventude e estavam prontos para derrubar qualquer coisa na frente deles.

A maneira mais fácil de entender toda essa energia desenfreada reunida num grupo, é ouvir a sua música seminal "My Generation" (1º disco, "My Generation", 1965), e uma maneira ainda melhor é assistir a 1ª apresentação ao vivo da música ocorrida em 1965.

Famoso pela potente energia efervescente da canção, o guitarrista Pete Townshend tinha originalmente escrita a música como uma lenta jam de blues, mas após tentativas mal sucedidas, a canção recebeu um soco de alegria com acordes poderosos da sua guitarra.

A música se tornou tão implacável em sua punição que até permitiu um solo de baixo magnífico de John Entwistle.

Esta canção foi outra composição inteligente de Townshend - assim como havia sido na música "I Can't Explain" - que o guitarrista escreveu deliberadamente na linha da banda THE KINKS, empregando técnicas para se conectar com o público. Adicionado a isso, eles também usaram uma gagueira vocal para simular uma pessoa sob efeitos de anfetaminas.

No vídeo que separamos no final dessa matéria, mostra o THE WHO em seu início frenético e furioso. Nesta que é a 1ª performance da banda na TV tocando a canção "My Generation", com aquela energia brilhante que os mantinham conectados.

Um dos fatos mais notáveis dessa filmagem é a atitude impetuosa entre o vocalista Roger Daltrey e o resto da banda...

Daltrey tinha acabado de se juntar ao grupo depois de ser expulso por atacar o baterista Keith Moon. Diz a lenda que, após esta apresentação, Daltrey jogou todas as anfetaminas da banda no vaso sanitário do camarim, o que terminou com Moon levando um soco de Daltrey após querer confrontá-lo.

A banda sempre se manteve unida e se tornaria não apenas um dos grupos mais bem recebidos na história do rock ‘n’ roll, mas um ponto de contato cultural que irá durar para sempre.

THE WHO era da juventude, para a juventude e simbolizava a Inglaterra dos anos 60, assim como a sua geração.


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead