top of page
  • by Brunelson

The Breeders: como o filme A Fantástica Fábrica de Chocolates inspirou a música "Cannonball"?


Achando o seu papel no PIXIES criativamente insatisfatório, a baixista Kim Deal formaria a banda THE BREEDERS com a sua irmã gêmea e como uma saída para as suas próprias ideias, onde lançariam o seu álbum de estreia em 1990, "Pod".

O disco foi um sucesso alcançando a posição nº 22 no ranking do Reino Unido. Foi citada como fonte de inspiração por nomes como Courtney Love e Kurt Cobain, onde este último comentou uma vez: “A forma como o THE BREEDERS estruturam as suas músicas é totalmente única e muito atmosférica”.


Depois de 03 anos e com mudanças na formação, THE BREEDERS lançaria o álbum "Last Splash" (2º disco, 1993), que alcançou o 5º lugar no Reino Unido com o single da música "Cannonball" se tornando um sucesso do rock alternativo. Embora a banda continue em atividade lançando mais 03 álbuns e 03 EPs, a canção "Cannonball" continua sendo a sua canção mais conhecida.


Deal explicou uma vez o significado por trás dessa música em entrevista para a rádio australiana Triple J: “A minha irmã estava lendo uma biografia do Marques De Sade e eu me peguei zombando dele, dizendo: ‘Oh, seu pequeno libertino! Você é um verdadeiro maluco! Se você quer ir para o inferno, então vá! Não pule, fique na frente de uma bala de canhão!"

A canção é conhecida por uma linha de baixo impecável, bem como por seus vocais vibrantes em seu início fazendo aqueles “Auhhh Oh, Auhhh Oh”. Deal revelou, de forma bastante inesperada, que esses vocais foram inspirados nos Oompa Loompas de Willy Wonka do filme A Fantástica Fábrica de Chocolates.

Ela explicou: “Eu sabia que queria fazer isso através de uma música e é como o grito dos Oompa Loompas, sabe? Você conhece aquele filme sobre Willy Wonka? A Fantástica Fábrica de Chocolates? Tem aqueles Oompa Lommpas trabalhando na fábrica..."

Deal foi questionada por que queria fazer esse tipo de vocal baseado no Oompa Lommpas, finalizando: “Não sei, só sei que apresenta uma bela elevação vocal e preenche um pouco a música".

A inspiração surpreendente ajudou a dar vida a esta clássica canção do rock alternativo, formando um dos sucessos mais icônicos da década de 90. Essas harmonias vocais adicionam a quantidade perfeita de tensão à música, acolhendo as guitarras distorcidas e sua seção rítmica.

E a música "Cannonball" ganhou até um videoclipe dirigido por Spike Jonze e Kim Gordon (vocalista/baixista do SONIC YOUTH).


"Cannonball"


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page