top of page
  • by Brunelson

Screaming Trees: baixista Van Conner morre aos 55 anos de idade


Nos últimos anos, ouvimos falar de várias mortes no mundo da música e com o passar do tempo, os falecimentos daqueles que crescemos ouvindo e vendo desde a nossa pré-adolescência (no nosso caso, desde 1991), se tornarão numerosos.

Dessa vez, quem partiu foi o baixista do SCREAMING TREES, Van Conner, aos 55 anos de idade no dia 17 de janeiro de 2023.

Várias homenagens já estão sendo publicadas em redes sociais e nos veículos de comunicação, sendo que uma delas foi do baixista do ALICE IN CHAINS, Mike Inez.

Confira: “Descanse em paz meu irmão no baixo do SCREAMING TREES, Van Conner. A minha 1ª turnê já como membro do ALICE IN CHAINS foi junto com o SCREAMING TREES em 1993 na Europa. Cara, como nós nos divertimos daquela vez...” O irmão de Van Conner e que também fazia parte do SCREAMING TREES, o guitarrista Gary Lee, deixou a sua mensagem em rede social: “O baixista e compositor do SCREAMING TREES, Van Conner, morreu ontem à noite de uma doença prolongada aos 55 anos de idade e foi a pneumonia que o pegou no final. Ele foi um dos amigos mais próximos que já tive e eu o amava imensamente. Vou sentir falta dele para todo o sempre”. SCREAMING TREES foi fundado em 1984 pelos irmãos citados junto com o vocalista Mark Lanegan (falecido em fevereiro de 2022) e o baterista Mark Pickerel, na zona rural de Ellensburg, Washington (próxima a Seattle). Em 1991, Barrett Martin seria o novo baterista (o mesmo do MAD SEASON e ex-SKIN YARD) e em 1996 eles chamariam um 2º guitarrista para a banda, que foi Josh Homme, que depois se tornaria no frontman do QUEENS OF THE STONE AGE. O grupo produziu um som influenciado pela psicodelia que sincronizava com várias outras bandas independentes da época. Depois de lançar discos de baixo orçamento pela pequena gravadora chamada Velvetone Records, o grupo viria a assinar com uma das gravadoras independentes mais conhecidas no mundo, a SST Records, relevando a banda como uma das precursoras do movimento grunge ainda na década de 80. Quando o SCREAMING TREES assinou com a grande gravadora Epic Records em 1990, isso permitiu que eles gravassem em um estúdio adequado com equipamento de gravação de alta qualidade e que foi um trampolim para entrarem junto com o NIRVANA, PEARL JAM, SOUNDGARDEN, ALICE IN CHAINS e o MUDHONEY, na explosão do grunge no mainstream no início dos anos 90.


SCREAMING TREES lançaria 08 álbuns de estúdio entre 1984 à 1996, sendo que um 9º disco foi lançado em 2011, que foram as demos gravadas em 1998 e 1999 para um novo álbum, mas que na época não aconteceu com o término da banda em 2000.



Confira o videoclipe da música "Nearly Lost You" (7º disco, "Sweet Oblivion", 1992) e que fez o SCREAMING TREES ficar conhecido no mundo inteiro:


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page