top of page
  • by Brunelson

Radiohead: lembrando performance acústica da canção "No Surprises" em Paris, 2003


A música “No Surprises” do RADIOHEAD já é uma canção cativante que exala beleza, mas esta rara versão acústica de sua performance que separamos para você (foto e vídeo), é de alguma forma ainda mais espetacular do que a original gravada no estúdio.

A música, lançada no álbum divisor de águas na história do rock'n roll, "Ok Computer" (3º disco, 1997), ajudou a confirmar o RADIOHEAD como um nome familiar e se tornou um sucesso improvável para o grupo. Então, novamente, tudo o que eles viriam a fazer e que já tinham feito, também pode ser classificado nessa categoria.

A canção "No Surprises" foi escrita pelo vocalista Thom Yorke quando a banda abriu os shows da turnê europeia do R.E.M. em 1995, um passeio que despertou uma amizade eterna entre os dois grupos e principalmente entre os 02 vocalistas.

Depois de dois anos brincando com essa música em busca da perfeição, a banda tinha decidido que não iria grava-la na versão original, que é a versão que todos conhecemos e amamos.

“Queríamos soar como se todos tivéssemos tomado Mogadon (remédio para casos epilépticos)”, disse Yorke à rádio britânica da BBC em 2016. “Tentamos tocar o mais lento possível, mas nunca foi lento o suficiente porque não estávamos sob efeito de Mogadon, então, o que fizemos foi pegar uma versão anterior que tínhamos gravado e apenas diminuir a velocidade".

“Sempre teve essa reação enorme quando a tocamos nos shows, do tipo: 'Derrube o governo!' As pessoas simplesmente começam a gritar espontaneamente isso nos shows e é ótimo, eu não sei por quê, pois se trata de uma música tão anti-punk para ter gerado essa raiva estranha”.

O baixista Colin Greenwood acrescentou: “A ideia era: primeiro assustar todos e depois confortá-los novamente com uma música melódica com um refrão que soa como uma canção de ninar”.

Uma música melancólica como "No Surprises" já é esplêndida, mas quando o RADIOHEAD a apresentou de forma acústica em Paris no ano de 2003, eles a elevaram a um nível totalmente novo. Embora o RADIOHEAD seja tecnicamente uma banda de rock de estádio e arenas, aqui, na apresentação que separamos mais abaixo, eles não poderiam estar mais longe desse arquetípico que os locais gigantescos oferecem.

Não importa onde eles se apresentem, este pequeno local na capital francesa permite que o RADIOHEAD canalize energia íntima, onde você sente as emoções intensas que aquele público estava sentindo naquela noite.

"No Surprises" é a canção de ninar mais hipnotizante do rock e uma música que simplesmente nunca será cansativa. Poucas têm o mesmo poder de cativar o ouvinte em sua totalidade como ela e essa feitiçaria se intensifica quando a música é entregue dessa forma despojada e acústica.

Deixamos o vídeo do show completo realizado pelo RADIOHEAD, mas se quiseres ir direto para a música "No Surprises", é só pular para o tempo de 27:58s no vídeo abaixo para assistir:


تعليقات


Mais Recentes
Destaques
bottom of page