• by Brunelson

Queens of The Stone Age: revelada uma das "armas secretas" da sonoridade da banda


Josh Homme, vocalista/guitarrista do QUEENS OF THE STONE AGE, revelou uma de suas "armas secretas" por trás do tom de guitarra da sua banda: um minúsculo amplificador Peavey Decade de 1980.

Esta surpreendente peça de equipamento também foi usada para gravar as linhas gigantescas de baixo na canção de sucesso da banda, "No One Knows" (3º disco, "Songs For The Deaf", 2002).

Josh Homme não é alguém conhecido por revelar muitos segredos de sua sonoridade e é notório em entrevistas por manter as suas cartas bem abaixadas para ninguém ver.

Em entrevista para uma série de documentários da Apple TV, Homme compartilhou uma de suas "armas secretas".

Qual é o segredo por trás de alguns dos tons de hard rock mais hipnotizantes de Josh Homme? Bom, é algo que certamente nunca esperaríamos muito...

Acontece que essa arma secreta é na verdade um amplificador de guitarra Peavey Decade de 1980. Sim, isso mesmo. O modesto e minúsculo amplificador de estado sólido dos anos 80 da Peavey está por trás de alguns dos tons mais reconhecíveis no repertório do QUEENS OF THE STONE AGE.

“Esta é a arma secreta”, disse Homme, antes de retirar o Peavey. “Este é um Peavey Decade. Essa coisa é incrível”.

Então, o trailer mostra Homme tocando guitarra e os tons reconhecidamente impressionantes em seu modesto amplificador.

Em um vídeo antigo gravado pelo ex-produtor da banda, Eric Valentine, foi revelado que o Peavey Decade foi usado para gravar as fortes linhas do baixo que podem ser ouvidas na música "No One Knows".

“Tem uma pequena saturação muito legal ali e por isso emitia uma distorção legal onde você poderia tê-la em um volume muito baixo”, explicou Valentine. “Acabou sendo a maioria do som do baixo e ficou incrível”.


Confira um trailer desse documentário que Josh Homme participou, onde ele mostra e toca nesse pequeno Peavey Decade. Mais abaixo, o áudio de estúdio da música "No One Knows" onde o baixo foi gravado neste mesmo amplificador:


"No One Knows"


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques