top of page
  • by Brunelson

Queens of The Stone Age: resenha do show em Inglewood, California - 16/12/2023


QUEENS OF THE STONE AGE encerrou a 3ª perna de sua turnê americana em divulgação ao último álbum de estúdio lançado, "In Times New Roman" (8º disco, 2023), com o show realizado em Inglewood, California, no dia 16 de dezembro de 2023 (foto).



Confira a resenha que a revista Spin fez sobre este show:



Durante um setlist de 20 músicas, a banda de rock alternativo de Los Angeles apresentou músicas de todos os seus álbuns, com um clima "mais turbulento" possível que alguém poderia esperar. O frontman Josh Homme e o guitarrista Troy Van Leeuwen "lutaram" com suas guitarras aparentemente até a morte, caminhando forte pelo palco e balançando seus instrumentos para os lados e para trás. 


“É sábado à noite, então, não sejam tímidos agora, porque somos só nós aqui e vocês são amigos e familiares”, disse Homme em um dos muitos comentários afetuosos aos fãs durante o show.


Em 2023, QUEENS OF THE STONE AGE lançou o disco "In Times New Roman", o 1º álbum do grupo em 06 anos e depois do fim do casamento de Homme com sua esposa e uma dolorosa batalha judicial pública pela custódia dos seus 03 filhos - com Homme ganhando a causa. Talvez não surpreendentemente, também marcou um retorno ao som mais pesado e característico da banda, desde os álbuns "Like Clockwork" (6º disco, 2013) e "Villains" (7º disco, 2017). 



O que não quer dizer que tempos difíceis já o tinham levado a alguns dos seus trabalhos mais profundos, quando Homme emergiu de uma grave crise de saúde que supostamente o levou à morte sendo ressuscitado na mesa de cirurgia - ou ficando isolado de sua família devido a uma doença contagiosa - que acabaria refletindo nas músicas que foram lançadas no álbum "Like Clockwork".



Voltando à atualidade, a banda estava barulhenta e agressiva como sempre em seu último show de 2023 e Homme não poderia estar mais relaxado entre as músicas. A certa altura ele anunciou: “Esse é o nosso último show”, para um silêncio confuso da plateia, onde depois logo acrescentou: “Desse ano”. Até mesmo os membros da banda ao seu redor podem ter sido pegos de surpresa naquele momento.


A canção “Time & Place” lançada no novo disco é pesada com camadas de ruído em suas bordas, mas também se move num balanço divertido, enquanto Homme canta sobre um momento de confronto: “Você tem muita coragem de vir por aqui / Se você é um garoto bonito / Tem que salvar sua aparência”, com o baixista Michael Shuman chutando o ar várias vezes enquanto o trio de guitarristas da banda detalhava o riff em uma parede sonora caindo ao chão.


Em uma certa hora do show, Homme chamou a multidão de “uma galera bonita” e então começou a dançante canção “The Way You Used to Do” do álbum "Villains", soando muito mais "suada" e com a bateria de Jon Theodore parecendo mais forte da versão gravada em estúdio.


Em outra música do último disco, “Paper Machete”, com o solo irregular de Van Leeuwen ameaçando se desfazer, Homme e Dean Fertita (tecladista/guitarrista) conduziam o riff principal por baixo dos panos. Para a clássica canção, “Make it Wit Chu”, Fertita tocou a introdução da mesma ao piano, enquanto Homme encorajava o público a sentar-se livremente nos ombros uns dos outros, dizendo: “Vocês compraram o ingresso, então, façam o que quiser”. Ele também permitiu que os fãs cantassem o refrão a capela.


Para o encore break as coisas só ficariam mais pesadas, começando com uma música do disco homônimo de estreia de 1998 e que abre o mesmo, “Regular John”, que oscilou em espasmos de ruído e melodia. A intensidade do sentimento parecia apropriada quando Homme notou as recentes perdas de 03 amigos próximos: o baterista do FOO FIGHTERS, Taylor Hawkins, o ator Rio Hackford e o vocalista do SCREAMING TREES, Mark Lanegan, este último que também fazia participações especiais no QUEENS OF THE STONE AGE. 


E assim, a noite terminou com uma música intensa que Lanegan costumava cantar com a banda, “A Song For The Dead”.




Mais Recentes
Destaques
bottom of page