• by Brunelson

Pearl Jam: matéria de 1991 da revista Spin sobre o disco "Ten"


Confira a breve matéria que a revista Spin havia feito lá em 1991, de quando havia sido lançado o álbum de estreia do PEARL JAM, "Ten". A reportagem havia sido originalmente lançada na edição de setembro de 1991.


* Pearl Jam: reportagem de 1991 do álbum "Ten" pela revista Kerrang

* Pearl Jam: resenha do álbum "Ten"

Confira:

É uma coisa de conforto do rock 'n' roll - você não entenderia. Especialmente se você é um segurança de uma loja de roupas em Londres, onde uma banda chamada PEARL JAM de Seattle descobriu que o conjunto de roupas que eles usam - shorts cortados com fita isolante, roupas longas tingidas e camisas de rock - é completamente incompreendido.

Os membros da sedutoramente agitada banda de rock descobriram isso quando um segurança pediu que eles deixassem a loja, embora o vocalista, Eddie Vedder, tenha se oferecido para ir direto ao departamento masculino para comprar uma roupa para se vestir. Mesmo assim, Vedder foi negado e o PEARL JAM foi escoltado para fora da loja.

O segurança obviamente não entendeu que o estilo do PEARL JAM vem de uma comunidade musical fechada e ao menos que você esteja morando em Marte, você sabe que a cena de Seattle é poderosa.

Em meados dos anos 80, o guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament estavam na banda grunge chamada GREEN RIVER, junto com o vocalista Mark Arm e o guitarrista Steve Turner, ambos do MUDHONEY. Mais tarde, Gossard e Ament formaram o MOTHER LOVE BONE.

Depois que Andrew Wood, vocalista do MOTHER LOVE BONE, faleceu em 1990, eles se juntaram ao vocalista Chris Cornell e ao baterista Matt Cameron, ambos do SOUNDGARDEN, para gravarem um projeto tributo a Wood, que foi a banda TEMPLE OF THE DOG, com Eddie Vedder e o guitarrista solo mestre do PEARL JAM, Mike McCready.

"Neste ano de 1991, Seattle teve uma convenção e foi como estar em Los Angeles", disse Ament sobre a atual cena em Seattle. "Há bandas de outras cidades que se mudaram para Seattle e estão colocando em seus panfletos de shows: 'De Seattle'. Então, acho que tem um empate aí".

Tanto que o diretor Cameron Crowe filmou o novo filme em Seattle, "Singles", com o ator Matt Dillon que interpreta uma banda fictícia chamada CITIZEN DICK, junto com Gossard, Ament e Vedder. O filme é uma verdadeira festa de amor dos músicos locais: “Foi uma espécie de pesadelo quando estávamos gravando o disco 'Ten', porque o filme já estava sendo trabalhado e nós só queríamos terminar logo a gravação para cair na estrada divulgando o álbum", disse Ament.

Então, PEARL JAM foi para longe de sua cidade natal para trabalhar numa casa de 500 anos na Inglaterra, cercada por quadras de tênis e muitas ovelhas. A banda mixou o disco "Ten" e assistiu às finais da NBA em Londres. O basquete é importante para o PEARL JAM e apenas recentemente a banda se apresentava sob o nome de MOOKIE BLAYLOCK, em homenagem ao armador do New Jersey Nets.

Quando os caras convidaram Vedder para entrar na banda, esta foi a cadeia de eventos: “Tivemos 05 dias de ensaios, escrevemos 10 músicas e depois fizemos um show”, disse Vedder. “No 7º dia, entramos no estúdio”.


Gossard finalizou: “Então, fomos ao topo da montanha e nos alegramos”.


"Alive" (1º disco, "Ten", 1991)


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques