• by Brunelson

Pearl Jam: engenheiro de som que trabalhou no disco "Ten" em 1991, fala sobre a remixagem de 2009


O som de produção do clássico álbum de estreia do PEARL JAM, "Ten" (1991), sabemos que é um som "cheio" e bastante produzido pelo produtor Rick Parashar e mixagem de Tim Palmer, sendo que, quando a banda relançou esse álbum em 2009 (foto), o mesmo foi remixado e remasterizado pelo produtor Brendan O'Brien para o disco ficar com uma sonoridade crua e punk demonstrando como realmente aquelas músicas soam ao vivo - assim como o grupo vinha gravando os seus discos, todos com a participação de alguma forma de O'Brien em cada um deles.


* Pearl Jam: engenheiro de som comenta sobre a canção "Yellow Ledbetter"


* Pearl Jam: engenheiro de som comenta sobre as gravações no disco "Ten"

* Temple of The Dog: engenheiro de som comenta sobre participação de Eddie Vedder

Com base nisso, o engenheiro de som que trabalhou no álbum "Ten" em 1991, Dave Hillis, foi entrevistado pelo podcast Cobras & Fire e lhe perguntaram se esta remixagem foi algo que ele lamentou ou se ficou ofendido, quando soube que a banda iria trazer Brendan O’Brien para vir "desmontar" tudo e remixar o disco da forma que eles queriam.

Hillis respondeu: “Bom, eu meio que vi tudo isso acontecer em 1991 e há uma resposta em duas partes para isso. Eu realmente gostei da mixagem de Tim Palmer e do que ele fez pelas mixagens no disco 'Ten'. Acho que a maneira como ele mixou foi o que fez o álbum se dar tão bem nas rádios naquele momento específico do tempo".

"Mas eu também sabia que Jeff Ament (baixista) não estava feliz com a quantidade de efeitos/overdubs que ficaram no disco e sei que Eddie Vedder (vocalista) se sentia da mesma forma. Já naquela época, Eddie estava cada vez mais gostando do lado punk das coisas... Eu meio que vi eles se arrependerem e que eles viram que era para onde os novos álbuns estavam indo na época".

"Mas então, eu acho que eles sempre sentiram no fundo de suas mentes que gostariam de ver como o disco 'Ten' soaria da forma que fizeram na remixagem em 2009, então, eu não fiquei tão chocado assim com eles fazendo isso".

"O álbum 'Ten' é um dos maiores já lançados na história do rock”.


Confira as versões da música "Why Go" lançada em cada disco, para você sentir e ouvir a diferença sonora:


"Why Go" (Álbum: "Ten", 1991)


"Why Go" (Álbum: "Ten", Reissue 2009)


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques