top of page
  • by Brunelson

Iggy Pop: certa vez ele explicou a dolorosa razão pela qual Kurt Cobain “teve que morrer”


Ao longo de sua longa carreira, Iggy Pop flertou com os perigos do estrelato do rock ‘n’ roll e enfrentou de frente o lado triste da indústria.


Felizmente, ele sobreviveu às adversidades lançadas em seu caminho, mas nem todo mundo teve tanta sorte, sendo que o vocalista do THE STOOGES testemunhou histórias de terror suficientes para ficarem marcadas para o resto de sua vida.


A história de Kurt Cobain é um dos momentos mais sombrios na história da música contemporânea. Em poucos anos, ele deixou de ser uma figura escondida na cena grunge de Seattle para se tornar um nome familiar como frontman do NIRVANA. A fama foi profundamente antinatural para Cobain e é normal que artistas como ele se sintam desconfortáveis com a sua vida exposta aos olhos do público.

Embora muitos quisessem ver seu nome nos holofotes - e Cobain desejava isso quando o NIRVANA ainda era uma banda de garagem, mas depois não queria mais carregar esse fardo - Cobain fazia música porque era a única coisa que ele sabia fazer e depois da fama do NIRVANA lançando o álbum "Nevermind" em 1991 (2º disco), ele não queria mais a adoração das massas. Quando seu nível de popularidade atingiu o ponto de ebulição, Cobain se viu "preso" em casa para não ser assediado nas ruas.

Iggy Pop foi apresentado ao NIRVANA antes deles se tornarem famosos e a 1ª vez que ele viu um show do NIRVANA, se tornaria uma experiência alucinante que durou para sempre em sua memória.

Durante uma entrevista para a MTV em 2006, Iggy Pop relembrou: “Em 1990, eu estava morando em New York e uma pessoa me contou sobre uma banda muito boa que era melhor eu conhecer logo. Ele estava falando do NIRVANA”.

“Eles ainda não tinham nenhuma das músicas que os tornariam famosos mais tarde, nem mesmo as suas canções do álbum 'Bleach' (1º disco, 1989) eram conhecidas da forma que ficariam depois, mas eles tinham uma certa vibe no palco e o cara que cantava tinha algo em sua voz, junto com a sua forma de tocar guitarra onde ele ficava todo curvado. Foi quando eu pensei que aquele cara tinha algo que estava realmente falando comigo”.

Não muito tempo depois, assim como lembrou Iggy Pop: “Depois de 01 ano, NIRVANA estava na capa da revista Rolling Stone com o rosto de Kurt Cobain estampado e todo mundo estava se curvando a eles”. Iggy Pop também examinou como a reação inicial ao NIRVANA foi totalmente diferente do que ele estava acostumado a ver, sendo que tudo mudou quando eles foram subitamente colocados no centro das atenções e se tornaram rockstars relutantes.

Como Iggy Pop sabe muito bem, a indústria musical tem sido historicamente cheia de parasitas que se apegam ao sucesso dos outros, que ele acredita ter sido responsável pela morte de Kurt Cobain.

Ele concluiu: “É uma coisa terrível que esse cara não tenha conseguido viver sua vida e aproveitar mais seu tempo na terra. E acho que isso se deve às pessoas ao seu redor e não me refiro apenas à sua esposa, mas a todos ao seu redor. Ele ganhou muito dinheiro para muitas pessoas e tornou-se valioso demais e cedo demais. Ele teve que morrer e é assim que funciona, o que não acho nada legal”.

Embora o comentário afirmando que Cobain “tinha que morrer” seja uma leitura desconfortável, Iggy Pop estava falando por experiência própria, mas infelizmente, o eterno frontman do NIRVANA não seria o primeiro a desabar sob as exigências injustas da indústria musical.


Mais Recentes
Destaques
bottom of page