top of page
  • by Brunelson

Eddie Vedder: prestando homenagem a Taylor Hawkins, Tom Petty, Neil Peart e Charlie Watts no show do Pearl Jam em Los Angeles


PEARL JAM encerrou recentemente a 1ª perna de sua turnê americana em divulgação ao novo álbum de estúdio, "Dark Matter" (12º disco, 2024), com 02 shows em sua casa, Seattle.



E alguns dias antes, no 2º show realizado no Forum em Los Angeles no dia 22/05/2024 (foto), o vocalista Eddie Vedder prestou homenagem a Taylor Hawkins (baterista do FOO FIGHTERS), Tom Petty, Neil Peart (baterista do RUSH) e Charlie Watts (baterista do ROLLING STONES), que faleceram em tempos recentes.



O grupo iniciou o show com a música “Long Road”, lançada originalmente no EP em colaboração com Neil Young em 1995, “Merkin Ball”. Mas antes de tocar a canção, Vedder aproveitou para dedicar a música ao seu tio John que faleceu há 10 anos atrás.


“Há uma pessoa na minha vida chamado Tio John, John Vedder. Ele me levou a alguns dos meus primeiros shows, me ensinou a jogar baseball, me levou aos primeiros jogos do Chicago Cubs, ele meio que me moldou desde cedo e já se passaram 10 anos desde que ele faleceu”, disse Vedder visivelmente emocionado.


“E já se passaram 10 longos anos… Os dias ficaram mais longos porque eu aprecio cada dia e quero viver cada dia em nome dele. E então, porque sinto falta dele, os dias ficaram mais longos. De qualquer forma, eu só precisava tirar isso de dentro de mim antes de tocarmos essa noite”.


Mais tarde no show, antes de apresentarem a nova canção “Dark Matter”, Vedder novamente reservou algum tempo para prestar homenagens, desta vez a alguns bateristas famosos que morreram recentemente.


“Podemos conversar sobre bateristas por 01 segundo? Temos alguns bateristas incríveis aqui no Forum essa noite. Acabei de conversar com o Sr. Chad Smith. Sim, ele está aqui, do RED HOT CHILI PEPPERS. E acho que tem outra pessoa que vocês também conhecem, o Sr. Jack Irons. Sim, ele está aqui no Forum essa noite” (baterista original do RED HOT CHILI PEPPERS e fez parte do PEARL JAM de 1994 à 1998).


“Sabe, os corredores aqui dos fundos possuem fotos grandes de um pouco da história desse prédio e tem uma foto linda que meio que me deixou sem fôlego ao vê-la, mas é uma foto incrível de Taylor Hawkins do FOO FIGHTERS tocando aqui no Forum. Alguns anos atrás perdemos alguns dos maiores de todos os tempos... Perdemos Taylor, Charlie Watts do ROLLING STONES, Neil Peart do RUSH... Então, não que pudéssemos estar mais gratos por já estarmos, mas com certeza significa muito para nós, todas as noites, estar no palco com esse poderoso Matt Cameron, aqui mesmo, na bateria” (baterista do SOUNDGARDEN, TEMPLE OF THE DOG e do PEARL JAM desde 1998).


E antes de tocarem o cover de Tom Petty, “I Won’t Back Down”, Vedder lembrou-se de Tom Petty e revelou que a guitarra que ele iria tocar essa música foi na verdade um presente do falecido músico.


“Certo dia, antes de partirmos viagem para iniciarmos essa atual turnê, entrei no meu quarto dos fundos na minha casa e tive espaço para levar mais 01 guitarra para a turnê. Essa guitarra estava gritando para mim: 'Me escolha! Me escolha!', e eu sei o motivo, e acho que era por causa dessa noite aqui, porque a pessoa que me deu essa guitarra e costumava tocá-la nesse mesmo local, foi nosso grande amigo, Tom Petty. E essa guitarra está muito feliz por estar novamente na frente de pessoas. Todos nós sentimos falta dele e temos muita sorte de ainda termos suas músicas para sempre nos lembrarmos, e assim, Tom não se sente tão distante em nenhum momento”, concluiu Vedder.


PEARL JAM já está em contagem regressiva para embarcar à Europa no final de junho de 2024 para dar continuidade a turnê promocional do disco "Dark Matter".


"Waiting For Stevie" (Disco: "Dark Matter")


Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page