top of page
  • by Brunelson

Beastie Boys: quando se tornou no primeiro e único grupo banido pelo programa American Bandstand


Durante o seu tempo no ar, uma aparição no programa de TV, American Bandstand, era o santo graal para todos os artistas.

Notoriamente, o programa foi decisivo para os BEATLES dominarem os EUA quando os apresentou ao público pela 1ª vez.

E outro ato que ficou escrito nos livros da história com a sua primeira (e última) apresentação, foi o BEASTIE BOYS (foto).


É certo que, quando o BEASTIE BOYS fez a sua estreia no programa, o poder do American Bandstand havia desaparecido. Não era mais a potência da cultura jovem que era na época dos BEATLES e a MTV a ultrapassou como a principal guardiã da televisão musical.

Portanto, o BEASTIE BOYS não estava preparado para se curvar aos produtores do programa e decidiram jogar de acordo com as suas próprias regras...

O programa foi uma instituição americana que sempre tentou acompanhar os tempos modernos, mas em 1987 havia parado de liderar quando se tratava de mudança cultural. Em vez disso, foi uma representação diluída da cultura contemporânea para um público mainstream.

O programa havia deixado a sua essência original se afastar do seu alcance, mas o BEASTIE BOYS representava uma reserva progressiva que sugeria que a mudança estava chegando. No entanto, os procedimentos não foram planejados e no final eles se tornaram no primeiro ato a ser censurado pelo American Bandstand.

A decisão do programa de contratar o BEASTIE BOYS foi corajosa e poderia ter levado o programa a um novo território. Embora tenha sido um episódio histórico, a performance do grupo foi icônica por todos os motivos errados.

Os problemas começaram quando a banda chegou ao set e foram informados de que teriam que dublar as suas falas. Compreensivelmente, Ad-Rock, MCA e Mike D, ficaram furiosos ao saber da notícia sobre o seu desempenho. Apesar de suas melhores tentativas de dissuadir os produtores, o BEASTIE BOYS não teve escolha a não ser executar em forma playback a música que fez eles ficarem conhecidos no mundo inteiro, "Fight For Your Right" (1º disco, "Licensed to I'll", 1986).


“Tivemos que tocar ao som de uma fita”, Ad-Rock (vocalista/guitarrista) lembrou mais tarde em uma conversa ao programa Morning Call. “Não podíamos tocar e cantar ao vivo, então, jogamos os nossos microfones no chão e os destruímos”.

BEASTIE BOYS cumpriu a sua promessa e decidiu fazer o American Bandstand lamentar pelos seus erros. Embora eles não pudessem tocar a música ao vivo, eles ainda poderiam sabotar deliberadamente o programa, apresentando a performance mais lamentável que se possa imaginar.

Durante a apresentação, Ad-Rock levou as coisas longe demais e explicitamente fez o gesto em agarrar o seu pênis, o que foi cortado do programa de televisão.

Embora não tenha saído conforme o planejado, pelo menos o BEASTIE BOYS lutou com sucesso pelo direito de festejar, assim como diz o título e mensagem da canção que eles apresentaram no programa.


Você pode conferir essa performance hilária no vídeo abaixo:


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page