top of page
  • by Brunelson

Tom Morello: uma breve espiada nas suas principais guitarras


Rage Against The Machine, Audioslave

Não foi apenas a guitarra Fender Telecaster que forneceu tons inovadores no álbum homônimo de estréia do RAGE AGAINST THE MACHINE em 1992...


Apesar do seu arsenal de guitarras excêntricas, a carreira do guitarrista Tom Morello tende a ser associada a dois instrumentos principais: a sua criação Frankenstein "Arm The Homeless" e a já citada Fender Telecaster "Sendero Luminoso" (foto).


Esta última é a guitarra responsável pelas notas em afinação drop D do marcante single do disco de estréia do RAGE AGAINST THE MACHINE, que foi a música "Killing in The Name".


Mas o que talvez nem todos saibam, esta não foi a única guitarra usada na gravação desta clássica canção...


Numa recente postagem em rede social, Tom Morello contou aos fãs a história do seu relacionamento com a guitarra Gibson Les Paul, que remonta à primeira gravação demo que o RAGE AGAINST THE MACHINE havia feito.


Morello comentou sobre a guitarra Gibson: “Comprei esta guitarra em 1992 na loja West LA Music em Los Angeles. Depois de pegar emprestada uma Les Paul de um engenheiro de som para fazer overdubs na gravação demo da música 'Bullet in The Head', decidi que precisava da minha própria guitarra Gibson Les Paul".


“Tornou-se a minha principal guitarra de overdub e é ouvida na gravação das canções 'Killing in The Name', 'Freedom', 'Township Rebellion' e muitas outras músicas lançadas neste 1º disco do RAGE AGAINST THE MACHINE, servindo de apoio à minha Fender Telecaster... E a gravação ainda parece ótima!"


Então, para quem está se perguntando como os riffs de Morello soam tão densos neste álbum de estréia do RAGE AGAINST THE MACHINE, aí está a sua resposta. Como muitos engenheiros de som e produtores irão atestar, combinar single coils e humbuckers entre guitarras sempre produz bons resultados.

Rage Against The Machine, Audioslave

Fãs irão perceber que esta guitarra Gibson Les Paul que Morello citou (foto acima), foi usada nos shows da turnê de 2005 de outra banda que ele participou, AUDIOSLAVE, justamente para tocar covers do SOUNDGARDEN - como as músicas "Spoonman" e "Loud Love".


Mas a guitarra Les Paul mais famosa de Tom Morello é a que ele ganhou como forma de promoção da cerveja Budweiser (foto abaixo), que Morello queimou de propósito a marca da cerveja que estava estampada na guitarra deixando-a marcada. Esta Gibson Les Paul tornou-se a sua guitarra principal na gravação do último álbum de estúdio do AUDIOSLAVE, "Revelations" (3º disco, 2006).

Rage Against The Machine, Audioslave

Confira as outras matérias que o site rockinthehead já publicou sobre as icônicas guitarras de Tom Morello:



Mais Recentes
Destaques
bottom of page