top of page
  • by Brunelson

Dave Grohl: rejeitando a entrada de guitarrista do glam metal no Foo Fighters


Foo Fighters

O 3º álbum de estúdio do FOO FIGHTERS, "There is Nothing Left to Lose" (1999), está fazendo 20 anos de vida e a banda é matéria de capa da revista britânica Kerrang.


Em entrevista para a revista, Dave Grohl foi perguntado sobre a saída do ex-guitarrista do grupo, Franz Stahl (que substituiu Pat Smear de 1997 à 1999), e Grohl também pareceu confirmar um boato de que um membro da banda glam metal dos anos 80, LA GUNS, tentou se juntar ao FOO FIGHTERS por volta desta época.


Seguem alguns trechos:


"Quando começamos a ensaiar para gravar o nosso 3º disco, estávamos em uma pequena sala e naquelas poucas semanas, parecia que nós 03 estávamos nos movendo na mesma direção, mas Franz não estava".


"É difícil falar sobre isso, porque nos conhecemos desde a adolescência e eu tocava bateria na banda dele, SCREAM, antes de ser convidado para entrar no NIRVANA, mas no FOO FIGHTERS não deu certo, sabe? Foi uma decisão inteiramente musical, sendo que a saída de Pat Smear antes de Franz entrar, eu acho que foi apenas porque Pat não queria mais fazer turnês".


"Pat era mais velho do que nós e ele não queria passar o resto da vida em aviões - o que eu entendi completamente na época - mas com Franz foi uma decisão somente musical e eu estava chorando quando lhe dei a notícia".


"Franz era um dos meus amigos mais antigos e queríamos que funcionasse bem, mas não funcionou. Então, acabamos gravando este 3º álbum só com nós 03 - eu, Nate no baixo e Taylor na bateria. Eu toquei todas as partes da guitarra naquele disco".


Mais tarde, o entrevistador lhe perguntou: "Há um boato de que o guitarrista Tracii Guns, da banda de glam metal dos anos 80, LA GUNS, se ofereceu para ser o novo guitarrista de vocês quando Franz foi dispensado do FOO FIGHTERS. Isso é verdade?"


Grohl respondeu, aos risos: “Sim! Ele nos deu o seu número de telefone, mas foda-se ele (fuck him). Eu não falei com ele na época e acho que já perdi o número de telefone dele, mas vamos deixar por assim mesmo..."


Para substituir Franz Stahl na guitarra, Chris Shiflett foi escolhido após testes com vários candidatos, sendo que Chris está na banda até hoje.


Na turnê acústica do FOO FIGHTERS para promover o álbum "In Your Honor" (5º disco, 2005), Pat Smear retornou ao grupo e aos poucos se firmou novamente - até hoje - como membro definitivo da banda, tornando o FOO FIGHTERS um grupo com 03 guitarristas.


Confira o áudio de estúdio da canção M.I.A, lançada neste 3º disco do FOO FIGHTERS e ganhador do Grammy, "There is Nothing Left to Lose":

Mais Recentes
Destaques
bottom of page