top of page
  • by Brunelson

Butch Vig: "depois do sucesso de 'Nevermind', nunca mais tinha escutado o disco"


Nirvana

Butch Vig, baterista do GARBAGE e produtor do álbum "Nevermind" (2º disco do NIRVANA, 1991), foi recentemente entrevistado pelo site Izotope e falou sobre este icônico álbum.


Seguem alguns trechos:


“Sabe, eu comecei a mixar o disco assim que terminamos de grava-lo, no Devonshire Studios, em North Hollywood. A banda estava lá comigo e foi meio difícil para mim, porque Kurt se sentava atrás de mim e dizia coisas como: 'Desligue todos os agudos da guitarra, porque eu quero que soe como o BLACK SABBATH'".


"Seja o que for, eu me sentia meio que paralisado até certo ponto, mas deixei as coisas um pouco misturadas e procurei não exagerar muito em outros detalhes, para ficar meio-a-meio. Procurei fazer a mixagem ao método natural, mas na época, a gravadora achava que as mixagens poderiam ter um pouco mais de brilho nelas, que incrementasse um pouco mais".


"Então, eles contrataram Andy Wallace para mixar o álbum. Anos depois, quando o NIRVANA estava se preparando para o relançamento do disco referente ao 20º aniversário, peguei novamente aquelas mixagens que fiz no Devonshire Studios".


"Eu peguei essa mixagem original e pensei em apenas comprimi-la, adicionando um pouco de equalização e de repente, ela veio à vida e realmente soava ótima e mais competitiva. Foi muito emocionante para mim poder fazer isso e enviar esta mixagem para a banda e para a gravadora. Eles adoraram e acabaram incluindo no relançamento do álbum".


"No final, as minhas mixagens são um pouco mais primitivas do que a versão que foi lançada no disco, mas são exatamente as mesmas performances, sabe? As guitarras aparecem na esquerda e na direita dos alto-falantes, Kurt cantando com algumas duplicações aqui e ali, Dave cantando algumas harmonias, além do baixo e da bateria".


"É isso aí... Claro, você pode ouvir algumas diferenças entre a minha mixagem e a de Andy, e acho que seria interessante para os fãs de hardcore a ouvirem”.


“Você sabe, eu nunca mais coloquei para escutar este álbum. Eu realmente meio que me desvencilhei um pouco disso depois do grande sucesso que foi. Na 1ª turnê do GARBAGE, nós estávamos na estrada e ninguém sabia quem nós éramos... Faríamos uma entrevista e eu podia ver o jornalista apenas esperando no final para me perguntar sobre o disco 'Nevermind', o que era totalmente compreensível".


"E não foi mais assim até o 20º aniversário do álbum, onde Dave Grohl, Krist Novoselic e eu, nos reunimos muitas vezes e fizemos muitas entrevistas. Nós voltamos e vasculhamos todas as gravações masters, fizemos o álbum remasterizado e depois encontramos algumas sobras de estúdio".


"Esse foi o ponto que eu realmente re-abracei o disco. Obviamente, produzir esse álbum mudou a minha vida profundamente e eu ainda sou muito orgulhoso disso”.


Confira o áudio de estúdio da canção "Verse Chorus Verse", que ficou de fora do disco "Nevermind" e foi lançada no relançamento desse álbum em 2011:

Mais Recentes
Destaques
bottom of page