• Estácio S. Filho

Soundgarden: "vocês ainda não tem um disco", produtor de "Superunknown" havia di

Michael Beinhorn, produtor do clássico álbum do SOUNDGARDEN, "Superunknown" (4º disco, 1994), revelou em entrevista para o site Eon Music que chegou a falar para a banda que "vocês não tem um álbum", depois de ter escutado um lote de músicas iniciais.


Na época, Beinhorn era mais conhecido por seu trabalho com o RED HOT CHILI PEPPERS.


Jornalista: O que foi que você trouxe para o disco "Superunknown"? Os arranjos, sons de guitarra, versos escolhidos?


Beinhorn: A maioria das coisas já estavam na demo. Aquela era a demo deles, mas para dar uma ideia do meu envolvimento, eu estava enfatizando mais nas demos de Chris Cornell. Como eu mencionei, eles começaram com um monte de músicas, algumas das quais eram boas. Cerca de 04 ou 05 canções que realmente foram lançadas no disco, mas o resto era uma espécie de congestionamento e não era nada estável. Nenhuma das músicas que foram os singles do álbum estavam nessas músicas iniciais. Eu diria que o aspecto mais importante disso, foi quando eu disse para eles: "Olha, não podemos começar aqui, porque vocês não tem um álbum. Precisam compor mais”.



Jornalista: Então, você os mandou embora para comporem canções?


Beinhorn: Como eu disse, estava focado mais nas músicas de Chris e depois de cerca de 01 mês e meio, percebi que ele estava começando a ir em uma direção natural. Ele e eu conversamos sobre isso e nos concentramos no que ele realmente amava musicalmente, algo que Chris não estava considerando até então. Na verdade, ele estava tentando escrever músicas para os fãs do SOUNDGARDEN, o que eu o encorajei fortemente a fazer o contrário, porque o meu sentimento era: "Olha, se você escreve a música e sua banda toca, vai soar como o SOUNDGARDEN. Você não tem que escrever músicas que vão agradar ao público e fãs, porque eles podem virar fãs ou não e tudo o que você tem a fazer, é escrever músicas que você realmente ama".



Jornalista: Parece que esse conselho mudou consideravelmente a direção do álbum.


Beinhorn: Cerca de 02 semanas depois dessa conversa, Chris me enviou uma fita cassete e eu escutei... Havia 04 músicas nela. A 1ª foi "Fell on Black Days" e a última foi "Black Hole Sun". Me lembro em ter escutado as primeiras notas de "Black Hole Sun" e fiquei, tipo: "Oh, meu Deus! Isso é incrível!” Eu escutei a música muitas e muitas vezes, a repetindo direto no aparelho de som... Depois, eu telefonei para Chris e falei: "Isto é incrível! Agora, estamos prontos para gravar e você tem basicamente a canção mais importante de todo o álbum!" Até hoje, é uma das melhores músicas que eu já ouvi.


Confira o áudio de estúdio da canção "Black Hole Sun":

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead