• by Brunelson

Billy Corgan: breve aula de história sobre o rock alternativo


O frontman do SMASHING PUMPKINS, Billy Corgan, falou sobre o rock alternativo dos anos 90 e que bandas como a sua e o NIRVANA ajudaram a popularizar - em uma nova entrevista para o programa Build. Corgan descreveu o que já sabemos, que o riff da clássica música do NIRVANA, “Come as You Are” (2º disco, "Nevermind", 1991), é de direito da banda KILLING JOKE.


"Força... No que estava sendo apresentado pelo mainstream, consideramos que de um lado era as bandas new wave e do hair metal como o lado mais suave da coisa, sendo que grupos como o METALLICA e SLAYER eram o outro lado. Então, muitas bandas alternativas estavam estagnadas no underground, porque tecnicamente eram vistas num nível abaixo das outras".


"Eu não estou dizendo que nós éramos os únicos, mas bandas como o NIRVANA e SMASHING PUMPKINS meio que abriram o caminho e a porta foi encontrada, para grupos obscuros e pesados do rock alternativo aparecerem. Antes disso, poucas bandas alternativas eram pesadas, a menos que fosse no estilo STOOGES e sendo vistas como um híbrido do punk rock, mas então, movimentos do metal foram injetados no mundo alternativo”.


O entrevistador do programa disse que o NIRVANA seguiu a rota do MELVINS.


Corgan disse: “Eu acho que há muito do BLACK SABBATH no NIRVANA que as pessoas não ouvem. Na verdade e obviamente, a canção do NIRVANA, 'Come as You Are', sabemos que foi sugada do KILLING JOKE, sendo que o KILLING JOKE foi muito influenciado pelo BLACK SABBATH. Sabemos que há uma linhagem direta do JUDAS PRIEST e do BLACK SABBATH através do KILLING JOKE para a música alternativa, certo? O problema é que você entra numa sala com um crítico torcendo o nariz pelas suas influências do heavy metal, mas nada disso é mencionado para explicar".

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead