Pantera: como eles influenciaram o Smashing Pumpkins?
Billy Corgan, frontman do SMASHING PUMPKINS, falou sobre a recente morte do baterista do PANTERA, Vinnie Paul - em entrevista para o site Loudwire.
Jornalista: Eu sei que você também é um grande metaleiro e a comunidade recentemente sofreu uma enorme perda com a morte do baterista do PANTERA, Vinnie Paul. Esta banda teve alguma influência em você? Você conhececia Vinnie Paul?
Billy Corgan: Sim, eu conheço o pessoal do PANTERA muito bem e costumava ir ver a banda o tempo todo, saindo e bebendo com eles durante a noite. Uma vez, Dimebag (falecido guitarrista, irmão de Vinnie) deu uma guitarra para mim e para James (guitarrista do SMASHING PUMPKINS). Eles tiveram uma grande influência nas músicas do nosso 3º álbum de estúdio, "Mellon Collie and The Infinite Sadness" (1995), sabe? Na época, eles eram uma das maiores bandas de todos os tempos e o fato de que ambos os irmãos Abbott se foram... Vinnie era um cara incrível, doce e amava a música. Obviamente, a tragédia da morte do seu irmão (que foi baleado em pleno palco) e o que ele passou naquele dia e naquela noite, é algo que eu acho que todos os músicos entendem. Se você conhecesse Vinnie, você o amaria, sendo que você também não poderia deixar de entender o que ele estava passando, porque todos nós estamos nessa posição onde você está olhando para o meio da multidão e não sabe o que pode vir do lado de fora.
Corgan: Então, a tragédia dos irmãos Abbott e o que Vinnie passou, eu não sei... Eu não consigo nem encontrar as palavras certas, porque é muito triste, sabe? E obviamente, ainda temos a música deles, mas havia algo especial com os irmãos Abbott que é muito, muito, muito raro no rock'n roll. Eles trouxeram muito amor e paixão aos fãs e tudo isso é muito triste.
Confira o áudio de estúdio da canção "XYU", lançada nesse 3º disco do SMASHING PUMPKINS: