Nirvana: baixista comenta sobre o acústico da MTV em 1993

May 4, 2018

 

O baixista do NIRVANA e GIANTS IN THE TREES, Krist Novoselic, falou de quando se apresentou ao lado de BECK para tocarem o cover de DAVID BOWIE, a canção "The Man Who Sold The World", durante a festa do Grammy em 2016. 

 

Ele também falou sobre a formação da sua nova banda e sobre o lendário acústico do NIRVANA na MTV em 1993 - em entrevista para a revista Bass Player.

 

“A minha nova banda, GIANTS IN THE TREES, começou no verão de 2017, quando ocorreu uma chamada aberta para músicos em Seattle, onde os outros membros do grupo também compareceram. Eu levei um baixo acústico da marca Epiphone que tinha conseguido de graça, de uma vez que fiz uma apresentação com Dave Grohl, Pat Smear (frontman e guitarrista do FOO FIGHTERS, ambos ex-NIRVANA também) e BECK, em Beverly Hills, no ano de 2016. O nosso empresário pediu para tocarmos uma versão acústica da música que tínhamos tocado no acústico da MTV com o NIRVANA em 1993, 'The Man Who Sold The World', cover de DAVID BOWIE". 

 

"De qualquer forma, voltando à história, eu acabei introduzindo alguns riffs e todos os outros da banda entraram e aquilo se transformou na música 'Sasquatch' (1º single do álbum de estreia, 'Giants in The Trees', 2018). Não perdemos tempo para entrar de cabeça nisso e então, eu peguei o meu acordeão e juntos, ali mesmo, fizemos outra canção chamada 'Center of The Earth'. Tudo se encaixou muito bem e uma coisa levou a outra, e foi quando decidimos continuar tocando juntos. A formação foi totalmente natural e estamos trabalhando juntos desde que nos conhecemos”.

 

Ele também falou sobre o desempenho do NIRVANA no acústico da MTV em 1993.

 

“Nós entramos no palco muito nervosos e instáveis. Os ensaios não correram bem, então, para ajudar a me preparar, convidei Cris e Curt Kirkwood, ambos do MEAT PUPPETS, para irem no meu quarto de hotel, apenas para tocarem as músicas comigo para eu ficar por dentro dos detalhes - das que iríamos fazer os covers". 

 

"Para a canção 'The Man Who Sold The World', de DAVID BOWIE, sentei-me na beira da minha cama na noite anterior ao show e ficava tentando descobrir o que o baixo ficava fazendo na música. Eu sabia que não iria conseguir tocar a mesma linha do baixo de Tony Visconti, então, descobri os elementos básicos que se destacam na canção, que foi a linha do baixo que acabei fazendo". 

 

"Eu sabia que, se conseguisse fazer a linha básica do baixo, traria todo o resto junto. Fiquei sentado por meia hora e toquei várias vezes, até que consegui pegar o jeito. Depois, na hora do show, toquei fielmente as músicas do NIRVANA, sendo que eu gosto de improvisar e é assim que você cria novas músicas, mas depois que eu decido que algo lírico ou musical funcionou, eu nunca mudo as peças". 

 

"Ainda não consigo acreditar que fizemos esse acústico”.

 

Confira a performance do NIRVANA no acústico da MTV em 1993, da música "The Man Who Sold The World":

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes

Pearl Jam: baixista e baterista perguntados sobre o novo single, a canção "Dance of The Clairvoyants"

January 25, 2020

1/5
Please reload

Destaques
Please reload

2016 by RockInTheHead