• by Brunelson

Foo Fighters: Dave fala sobre a gravação do 3º álbum de estúdio

Os membros do FOO FIGHTERS, Dave Grohl (frontman) e Taylor Hawkins (baterista), foram entrevistados pelo site Louder Sound e falaram sobre a gravação do 3º álbum de estúdio lançado em 1999, "There is Nothing Left to Lose".


Seguem alguns trechos:


Grohl falou sorrindo: "Foi muito bom! Estávamos no porão da minha casa em Virginia, com sacos de dormir pregados na parede para ajudar na acústica. Não tinha ninguém da gravadora conosco, ninguém com terno e gravata batendo na porta para entrar, ninguém dizendo o que era bom ou ruim. Foram 04 meses de gravação das mais tranquilas que fizemos”.


As condições de sossego foram refletidas nas músicas desse disco, que foram as mais suaves do que qualquer coisa que eles haviam lançado até aquele ponto.


Grohl continuou: "É fácil pisar num pedal de distorção e fazer um refrão explodir, ou chegar no volume máximo e gritar o mais alto possível, essas coisas são fáceis de fazer... O que não é fácil é compor uma música que seja uma dinâmica linear de nível médio e que se mova do começo ao fim com melodia".


“Então, essa foi a ideia com muitas canções desse álbum, sabe? Assim como as músicas 'Learn to Fly', 'Ain't it The Life', 'Gimme Stitches' ou 'Next Year'. Nós estávamos mais focados na melodia e composição, o que pegou muita gente desprevenida. Muitas pessoas pensaram que o FOO FIGHTERS estava perdendo a criatividade ou se tornando uma banda fraca, mas se tratava mais sobre entrar dentro da música e escrever. Este álbum abriu as portas para que nos tornássemos tudo no que foi possível”.


Lembrando que esse 3º disco ganhou 02 prêmios Grammy.


Porém, tentar gravar o próximo álbum, "One by One" (4º disco, 2002), não foi tão fácil por vários motivos.


Dentre eles, o crescente uso de drogas por Taylor Hawkins que culminou numa overdose durante uma turnê pela Europa, mais especificamente em Londres.


Hawkins falou: "Depois daquilo, eu comecei a me recompor... Eu queria superar esse obstáculo da minha vida e voltar a trabalhar. Acho que todos nós queríamos logo voltar ao trabalho, mas em retrospecto, acho que entramos muito rápido nos processos de composição, gravação e produção. Tanto que abandonamos o projeto e só depois de meses que retornamos ao estúdio”.


Grohl finalizou: "Foi exatamente isso o que aconteceu".


Confira o áudio da canção "Gimme Stitches", lançada no 3º disco e que foi citada por Dave Grohl:

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead