top of page
  • by Brunelson

Nirvana: produtor de "In Utero" explica como foi o processo de gravação do disco


Nirvana

O jornalista Nardwuar entrevistou recentemente Steve Albini, produtor do último álbum do NIRVANA, "In Utero" (4º trabalho de estúdio, 1993), e falou sobre terem ateado fogo na bunda de Dave Grohl e outros assuntos.


“Para comemorar o término da gravação do disco, resolvemos atear fogo em nossas calças e coisas do tipo. Há fotos de Dave Grohl pela internet com a bunda dele pegando fogo..."


“Bem, quando o NIRVANA resolveu me contratar para gravar o disco 'In Utero', eu não estava particularmente familiarizado com o álbum 'Nevermind' (2º disco, 1991). Quero dizer, eu o ouvi, porque foi meio que inevitável na época devido ao seu grande sucesso, mas não tinha escutado de uma forma mais profunda, prestando atenção na mixagem, produção e etc... Então, para produzir 'In Utero', eu fui criando um éter ao meu redor".


"Eu não tive nenhum problema em particular com o disco, porque não estava louco pela banda na época com aquele tipo de apreciação bajuladora por causa do sucesso que tinham no mundo inteiro. Parecia um pouco insano para mim, tipo, viver aquela experiência de Beatlemania, sabe? Nunca foi da minha personalidade ser assim, porque eu costumo reagir contra a coisas desse tipo, ao invés de embarcar com elas... Então, eu reagi de forma instintiva ao produzir o disco 'In Utero'".


"A ideia por trás desse álbum era apenas deixar a banda fazer o tipo de disco que eles queriam realmente fazer, sabe? Eles tinham uma perspectiva bastante forte sobre como queriam prosseguir com a música deles e já tinham todas as canções para isso, sendo que Kurt tinha uma estética muito particular em mente".


"Na época, Kurt estava meio que sobrecarregado com os seus problemas de saúde e coisas particulares, sendo que ele tinha muita coisa rodando em sua mente... Eu acho que essas imagens apareceram muito na sonoridade e nas letras desse disco, sabe? Me lembro que antes de tudo, eu procurei deixá-los gravar o álbum que eles realmente queriam fazer, sem interferir”.


Confira o áudio da música "Frances Farmer Will Have Her Revenge on Seattle", lançada no disco "In Utero":

Mais Recentes
Destaques
bottom of page