• by Brunelson

Sonic Youth: a dedicatória que acompanha o álbum "Confusion is Sex".


Sonic Youth

Em 1983, a banda SONIC YOUTH lançava o seu 1º álbum de estúdio, “Confusion is Sex”. E no ano de 1995, esse disco havia sido relançado trazendo também as músicas do 2º EP da banda, “Kill Your Idols” (1983), além de uma breve resenha escrita pelo famoso autor literário e jornalista musical americano, Greil Marcus.


Este escritor lançou obras como: “Like a Rolling Stone: Bob Dylan na Encruzilhada”, entre outras... Portanto, segue a resenha traduzida na íntegra logo abaixo:



Há um tempo atrás, a banda SONIC YOUTH gravou a sua versão da música "I Wanna Be Your Dog", do STOOGES. Isso foi em Novembro/1982 no palco de um clube noturno chamado The Pier, na Capital Raleigh, North Carolina. A baixista e vocalista, Kim Gordon, estava escrevendo uma peça sobre Glenn Branca nessa mesma noite (famoso guitarrista americano). 02 meses depois, ela começou a falar de algo mais básico em um evento na cidade:


“As pessoas pagam para ver as outras acreditando em si mesmas. Muitas pessoas não sabem se elas podem experimentar o erótico ou se isso existe apenas em comerciais, mas no palco, no meio do rock'n roll, muitas coisas acontecem e tudo pode acontecer se as pessoas vierem como simples espectadores ou se vierem para se submeter ao momento... Os artistas parecem se submeter à plateia, mas no processo eles ganham o controle das emoções do seu público. Eles começam a dominar a situação através do temor inspirado por sua total submissão a isso”.


"Eu fico realmente com medo quando mato alguém nos meus sonhos", do Fórum de Artes na cidade de New York em Janeiro/1983 (aqui, Kim Gordon citou uma letra do guitarrista Glenn Branca).


É aí que começa o mergulho uivante de Kim Gordon na música "I Wanna Be Your Dog", em seu temor pela sua total submissão à música - a menos que esse temor de Kim seja a sua própria submissão ou a antecipação dos seus horrores. O desempenho é absolutamente instável com 03 minutos de pânico, sendo que essa gravação ainda borbulha como um caldeirão de bruxa capaz de dissolver qualquer coisa. Este foi um tipo de fogo que ninguém estava tocando em 1982 e 1983 (não que eu tenha escutado, de qualquer maneira).


Após as 05 músicas do EP de estreia chamado "Sonic Youth” (1982), foi em 1983 que havia sido lançado o 1º álbum de estúdio, “Confusion is Sex". Ambos foram lançados pela pequena gravadora de New York chamada Neutral Records, mas mesmo assim o ruído viajou rápido o bastante pelas ruas. A música era temperamental, bem torneada e serpenteando a partir de canções que pareciam nada mais do que cânticos de pequenas crianças de quando elas foram enviadas de castigo para os seus quartos - sem direito ao jantar. São músicas como "Protect Me You", cantada por Kim, e "Confusion is Next", cantada pelo guitarrista e também vocalista, Thurston Moore... São arrebatamentos que pareciam sequer ser o começo ou o fim da música, sendo que o corpo da canção era interno. Sem fronteiras exatas, estas músicas se levantaram e fincaram uma reivindicação para a sua atenção, medos, desejos e depois, transformaram-se em ar.


Isso ainda deixou a música "I Wanna Be Your Dog" e o lançamento seguinte, a canção "Shaking Hell", em uma situação de emboscada, com portas batidas na sua cara assim como você deriva para escutar outra música qualquer. A música "Shaking Hell" (com Kim aparentemente cantando para o espelho) começa com outro estado de espírito. Ela persegue o seu título, agarra-o e depois, lentamente e deliberadamente, apaga as linhas entre a submissão e a dominação, fantasia e estupro, performance e violência, crimes e punição...


"Eu vou tirar o seu vestido / Eu vou sacudir a sua carne" (trecho da canção “Shaking Hell”). Kim e Thurston, o guitarrista Lee Ranaldo e o baterista Jim Sclavunos (logo depois substituído por Bob Bert), fizeram estas eletrizantes linhas musicais como qualquer outra grande música - mas não exatamente que tenha sido uma diversão. Não teve nenhuma graça, na verdade. É ainda menos divertido na versão ao vivo incluída no 2º EP do SONIC YOUTH, "Kill Your Idols", lançado também em 1983. Lembrando que as 05 músicas desse EP foram incluídas aqui para dar seguimento ao relançamento do álbum “Confusion is Sex”. Aqui, um estrondo é construído durante todo o seu desempenho, sendo que, chegando ao seu final, esse estrondo quase ganha um corpo, rosto e voz reconhecidamente humana..., mas nada tranquilo. As pessoas realmente não se parecem com isso - quer seja assim ou odeie isto, não é?


Em 1983, o SONIC YOUTH estava indo aos extremos onde a maioria das outras bandas não sabiam que existia. De certa maneira, eles estavam lançando um desafio não só para as bandas do rock’n roll, mas também para a música pop em geral. Assim como as coisas iam acontecendo, eles praticamente tiveram que responder por si próprios.


Por: Greil Marcus (1995)

Track-list:

1- She's in a Bad Mood

2- Protect Me You

3- Freezer Burn / I Wanna Be Your Dog

4- Shaking Hell

5- Inhuman

6- The World Looks Red

7- Confusion is Next

8- Making The Nature Scene

9- Lee is Free

EP "Kill Your Idols"

10- Kill Your Idols

11- Brother James

12- Early American

13- Shaking Hell (live)

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques