top of page
  • by Brunelson

Tom Morello: perguntado sobre o futuro da guitarra


Rage Against The Machine

Durante uma recente conversa com a revista Rolling Stone, o guitarrista do RAGE AGAINST THE MACHINE, Tom Morello, relembrou - dentre vários assuntos que o site rockinthehead está publicando em partes - os primeiros dias de sua jornada musical, o desenvolvimento do seu estilo característico, a amizade com os membros da banda TOOL, sua admiração pelo artista Bruce Springsteen e bem como sobre a clássica música de sua banda, "Killing in The Name" (1º disco, "Rage Against The Machine", 1992).


Segue o trecho onde Morello comenta sobre o futuro da guitarra:


Jornalista: Você já pensou ou se preocupa sobre o futuro da guitarra?


Tom Morello: Sim e isso não me incomoda, mas deixe-me dizer uma coisa para você, eu iria me enfurecer se acontecesse a morte dessa luz. No início dos anos 90, todos estavam convencidos de que a música por guitarra já estava pronta e que não tinha mais nada para inventar, mas agora você pode samplear a guitarra, assim como os DJ's de rap fazem.


Morello: Então eu pensei: "Bom, vamos ver o que acontece se eu samplear com as minhas duas mãos o som rap na guitarra com ela plugada numa pilha de caixas da Marshall". Foi uma maneira de apenas alimentar um novo fogo, sabe?


Morello: Eu queria fazer na guitarra algo que fosse tão pesado e contemporâneo como sempre foi.


Morello: Estou continuando a trabalhar em guitarras pesadas voltadas para o futuro. Em primeiro lugar, é algo que eu amo, pois adoro riffs de rock e solos de guitarra, mas também já gravei e participei em uns 90 discos e não quero me repetir a esse respeito, então, é o que eu procuro fazer para me manter renovado e com energia.


Morello: Seja tocando um hard rock ou algo que segue o caminho do jazz e se torne algo que é relegado aos shows, eu não tenho certeza do que pode surgir musicalmente...


Morello: Mas nesta pandemia que estamos vivendo, sabemos que bandas como o RAGE AGAINST THE MACHINE, FOO FIGHTERS, RED HOT CHILI PEPPERS e todos esses caras, ainda vendem muitos ingressos e tenho esperança de que haverá gerações futuras que se conectem ao que acredito ser o maior instrumento já criado - a guitarra.


Morello: Não há nada parecido com a sensação de se "amarrar" em uma guitarra elétrica, apertar os pedais de distorção e acertar aquele acorde. Isso ressoa no meu DNA reptiliano de uma forma que nada jamais fez.


Confira as outras matérias que o site rockinthehead está publicando, referente as recentes entrevistas que Tom Morello concedeu para as revistas Rolling Stone e Premier Guitar:






Mais Recentes
Destaques
bottom of page