top of page
  • by Brunelson

Ramones: como surgiu o nome da banda?


Realmente não há fim para a influência que Paul McCartney e os BEATLES tiveram na música. Juntos, eles moldaram quase todas as facetas da indústria musical de uma forma ou de outra.

Enquanto o punk rock é uma área que fica longe do som delicadamente trabalhado que eles forjaram, até mesmo os RAMONES tiveram o agradecimento ao quarteto de Liverpool por uma parte crucial de sua identidade.

Essa história é super conhecida pelos fãs dos RAMONES, mas fica aqui novamente o conto para aqueles novos fãs que estão descobrindo a banda que criou o punk rock.

Johnny Ramone (guitarrista), Joey Ramone (vocalista), Dee Dee Ramone (baixista) e Tommy Ramone (baterista, todos membros fundadores), foi a gangue original de pirralhos que trouxe o punk rock para as massas.

Encontrando fama e sendo nativos de New York, o grupo inicialmente lutou muito para fazer qualquer onda fora de sua cidade natal, até que eles resolveram atravessar o Atlântico e pousaram no Reino Unido. Foi onde o grupo realmente decolou às massas (até então, somente a europeia) e lançou milhares de bandas em seu rastro, um impacto que espalhou ondas no underground por todo o mundo e colocou o punk rock firmemente no mapa.

O primeiro comunicado à imprensa da banda definiu o que o futuro tinha para o grupo, com os RAMONES no comando de um novo amanhecer admirável, assim como os BEATLES fizeram antes deles.

O hilário comunicado dizia: “RAMONES não é um grupo antigo. Eles não são um grupo glitter, não tocam música boogie e não tocam blues. RAMONES é um grupo original de rock and roll de 1975 e as suas canções são breves, diretas e cada uma é um single em potencial”.

RAMONES sempre pareceu ser mais do que apenas uma banda. Eles representavam um modo de vida e uma irmandade da qual qualquer um poderia fazer parte, aceitando todos os que aderissem ao passeio. O seu nome desempenhou um papel fundamental em seu apelo e os RAMONES eram o resumo perfeito da família mais rebelde e não convencional dos EUA.

No que diz respeito aos nomes de bandas, poucos são melhores do que os RAMONES e como muitas das melhores coisas do mundo, veio dos BEATLES.

Johnny Ramone uma vez revelou numa entrevista: “Paul McCartney se hospedava nos hotéis usando o nome de Paul Ramon. Dee Dee era um grande fã, então, mudou o seu nome para Dee Dee Ramone e decidimos chamar a banda de RAMONES”.


Essa história gloriosa que parece boa demais para ser verdade foi apoiada também por Marky Ramone (baterista, único membro não original que foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame junto com a banda em 2002): “Os BEATLES costumavam fazer turnês e antes de se chamarem de BEATLES, eles eram chamados de THE SILVER BEATLES e todas as garotas corriam atrás deles, até mesmo os rapazes, sabe? Então, a próxima coisa que você ficaria sabendo, era que Paul McCartney se inscreveria em quartos de hotéis sob o nome de Paul Ramone. Dee Dee foi quem olhou para isso e havia dito: ‘Vamos nos chamar de RAMONES!’”.

Marky anulou um antigo boato de como os pioneiros do punk rock adquiriram esse nome, que é consideravelmente menos poético do que a história verdadeira. O baterista havia acrescentado: “Há outra história que rola por aí também, de que eles abriram a lista telefônica e simplesmente jogaram um dardo para ver onde caía, mas isso nunca aconteceu”.

“Então, foi mesmo sobre o nome Paul Ramone, que costumava se hospedar com esse nome falso nos hotéis para que não fosse reconhecido pelos fãs que corriam atrás da banda... Na verdade, ele deveria ter se livrado do nome Paul porque imediatamente você pensaria que poderia ser Paul McCartney, certo? Ele deveria ter usado algo como Carl Ramone ou Bobby Ramone, algo assim, mas acabou dando certo também”, Marky finalizou.

Caso os RAMONES ainda estivessem vivos, será que em alguma oportunidade poderíamos ter testemunhado uma participação especial num show ou numa gravação de Paul McCartney junto com eles?

Seria a adição do Ramone que deu origem ao nome, Paul Ramone.

Kommentare


Mais Recentes
Destaques
bottom of page