• by Brunelson

Jimi Hendrix: quando conheceu Bob Dylan pela primeira e única vez


Estamos mergulhando fundo para relembrar um momento muito especial da história musical.

O único momento em que Bob Dylan e Jimi Hendrix se encontraram e compartilharam algumas palavras - um encontro de mentes musicais inconstantes que gostaríamos que tivesse acontecido mais vezes...

Quando Hendrix chegou a Londres em 1966 e foi convidado para uma jam session na Regent Street Polytechnic, apesar das reservas de alguns dos que estavam no palco, o guitarrista foi chamado para o coração da cena londrina e convidado a se apresentar improvisadamente. Essa apresentação em particular ganharia o respeito do deus da guitarra, Eric Clapton, e depois, mais membros da elite musical da Grã-Bretanha entrariam na fila para prestar seus respeitos a Jimi Hendrix.


* Jimi Hendrix: a repercussão que causou quando chegou na cidade de Londres em 1966

Assim como Clapton e a sua banda na época, CREAM, que estavam se apresentando naquela noite no Regent Street Polytechnic, Paul McCartney logo se tornaria um grande fã do guitarrista e até garantiu a ele o seu agora icônico lugar no Monterey Pop Festival em 1967. Apesar de lutar para estourar nos EUA em qualquer frente comercial, Jimi Hendrix claramente conquistou muitos admiradores e um desses admiradores silenciosos era o trovador despreocupado, Bob Dylan.

Havia uma grande dose de respeito entre Dylan e Hendrix. O cantor e compositor é frequentemente citado como um fã de guitarristas desafiadores do gênero, chamando a sua versão de "All Along The Watchtower" interpretada por Jimi Hendrix como a versão definitiva da música. Na verdade, depois de receber o seu prêmio de Personalidade do Ano em 2015 pela MusiCares, Bob Dylan havia dito: “Não podemos esquecer de Jimi Hendrix”, com um sorriso radiante no rosto.


* Jimi Hendrix: como o cover de "All Along The Watchtower" de Bob Dylan se tornou a versão definitiva

Pode parecer uma ideia boba, mas inicialmente Dylan lutou para ter sucesso comercial e além de todas as honrarias que merece por seus esforços próprios, as suas canções também confiaram em artistas como Jimi Hendrix, Pete Townshend e Paul McCartney, para que a tocha sempre estivesse acesa para serem tocadas na rádio e na cultura popular mundial.

Dylan acrescentou, se referindo a Jimi Hendrix: “Ele pegou algumas pequenas canções minhas às quais ninguém prestava atenção e as levou aos limites da estratosfera se tornando clássicas... Tenho que agradecer a Jimi e eu queria que ele estivesse aqui”.

Da mesma forma, Jimi Hendrix tinha muito a agradecer a Bob Dylan.

Esta versão de Hendrix da música "All Along The Watchtower" foi lançada no álbum duplo, "Electric Ladyland" (3º disco, 1968), e que colocou o guitarrista em foco e no mapa fora dos gêneros habituais que residia nas cenas de New York e Londres.

Jimi Hendrix disse que: “Antes de vir para a Inglaterra, eu estava cavando muitas das coisas que Bob Dylan estava fazendo”.

Hendrix continuou, em um dos seus livros biográficos: “Quando o ouvi pela primeira vez, pensei: ‘Você deve admirar aquele cara por ter tanta coragem de cantar tão desafinado’”, disse ao biógrafo Chris Welch com um sorriso irônico no rosto. Mas, como acontece com a maioria dos ouvintes de Dylan pela primeira vez, ele admitiu: "Então eu ouvi as palavras".


Enquanto que Hendrix e Dylan compartilhavam uma profunda admiração um pelo outro, eles apenas se encontraram 01 vez na vida.

Dylan se lembra do único encontro que teve com o artista quando ele era “apenas um guitarrista”, em uma banda de apoio e apesar de estarem mais do que um pouco bêbados, lembra dele com carinho.

Em 1969, era um sentimento que Hendrix retribuía, dizendo: “Eu só o conheci uma vez, cerca de 03 anos atrás... Antes de ir para a Inglaterra. Acho que nós dois estávamos muito bêbados na época, então, ele provavelmente não se lembra disso".

Jimi Hendrix também fazia cover de outra clássica música de Bob Dylan, "Like a Rolling Stone", durante os seus icônicos shows e presença de palco, e embora a dupla só se tenha encontrado 01 vez na vida, algo sobre a sua amizade - por mais distante que possa ter sido - fala muito sobre o respeito que eles tinham pelo outro.


Reserve um momento para ouvir esta esplêndida versão do cover de "All Along The Watchtower" por Jimi Hendrix:


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques