top of page
  • by Brunelson

Chico Science & Nação Zumbi: Afrociberdelia, o conceito


Chico Science & Nação Zumbi

Parte 01/02

Em 1996, a banda CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI havia lançado o seu 2º álbum de estúdio, o divisor de águas chamado “Afrociberdelia”.


O grupo já havia criado tanto impacto surgindo no cenário musical mundial com o seu 1º disco em 1994, "Da Lama ao Caos" - demonstrando uma sonoridade inédita até então - que ninguém poderia imaginar que a banda ainda iria trazer novos termos, sonoridades e experimentalismos nesse novo disco.


O álbum “Afrociberdelia” abriu um novo leque de ideias e rumos a percorrer em uma mata fechada, que foi seguido por vários artistas e bandas influenciando-os até os dias de hoje.


Só para se ter uma ideia, esse álbum foi escolhido como o 18º em uma lista dos 100 melhores discos da música brasileira de todos os tempos!


E no encarte do livrinho que vem junto nesse disco, os caranguejos com cérebro expõem agora o conceito de “afrociberdelia”, descrito assim logo abaixo:



· AFROCIBERDELIA = (extraído da Enciclopédia Galáctica, volume LXVII, edição do ano de 2102). Afrociberdelia (de África + Cibernética + Psicodelismo) – A arte de cartografar a memória prima genética (o que no século 20 era chamado de inconsciente coletivo) através de estímulos eletroquímicos, automatismos verbais e intensa movimentação corporal ao som de música binária.


Praticada informalmente por tribos de jovens urbanos durante a 2ª metade do século 20, somente a partir do ano de 2030 foi oficialmente aceita como disciplina científica, juntamente com a telepatia, patafísica e a psicanálise.


Para a teoria afrociberdélica, a humanidade é um vírus benigno no software da natureza e pode ser comparada a uma árvore cujas raízes são os códigos do DNA humano (que tiveram origem na África), cujos galhos são as ramificações digitais-informáticas-eletrônicas (Cibernética) e cujos frutos provocam estados alterados de consciência (Psicodelismo).


No jargão das gangues e na gíria das ruas, o termo “afrociberdelia” é usado de modo mais informal, como:


a) Mistura criativa de elementos tribais e high-tech. Exemplo: “Pode-se dizer que o romance chamado “The Embedding”, do autor Ian Watson, é um precursor da ficção científica afrociberdélica”.


b) Zona, bagunça em alto astral, bundalelê festivo. Exemplo: “A festa estava marcada para começar às 22:00hs da noite, mas só rolou afrociberdelia lá por volta das 02:00hs da madrugada”.


Confira o vídeo clipe da canção que foi o single desse álbum, "Manguetown":

Mais Recentes
Destaques
bottom of page