• by Brunelson

07 incidentes de palco na história do rock alternativo e grunge


Um músico famoso que passa noite após noite em um palco na frente de milhares de pessoas, tipicamente (nem todos) acaba desenvolvendo uma propensão ao dramático, a busca de atenção e o momento de triunfo do ego.

Embora os artistas de sucesso sejam muitas vezes tímidos pessoalmente falando, deve haver algum desejo de querer ter inúmeros olhos sobre eles, pois os fãs ansiosos assistem os seus artistas favoritos exalar carisma, talento, habilidade e sem se programarem, um colapso nervoso.


* 05 artistas na história do rock que passaram a noite na cadeia


* 04 histórias insanas de turnê com bandas de rock

Não é bom ver um artista no palco ter um colapso ou passar por um incidente, porque geralmente é desencadeado por um fã insensível, mas quando certos vocalistas tem um colapso porque um membro da plateia está tentando somente tirar uma foto dele ou porque algum fã olha para ele desta forma ou daquela, então, isso se torna um tanto melodramático, auto-indulgente e pode arruinar o caráter do artista em questão.

Com isso, resolvemos separar alguns momentos somente da história do rock alternativo e grunge, onde alguns vocalistas tiveram momentos desagradáveis no palco ao longo de suas carreiras.

Scott Weiland (vocalista original do STONE TEMPLE PILOTS)

Este incidente aconteceu na Califórnia na turnê do álbum mais quebraceira de toda a discografia do STONE TEMPLE PILOTS, "Nº 4" (4º disco, 1999).

Uma das grandes bandas do rock alternativo e grunge dos anos 90, STONE TEMPLE PILOTS estava se apresentando quando um sujeito da plateia jogou cerveja na banda.

O guitarrista Dean DeLeo pulou do palco para brigar contra o rapaz, enquanto que Scott Weiland fala ao microfone: “Você sabe o que é isso? Isto são as preliminares, seu fdp!”

Enquanto que DeLeo está ocupado ajudando a prender o meliante, Weiland parece estar completamente maravilhado consigo mesmo, falando: “Eu já fui preso seu fdp! Vamos fazer sexo no camarim!”


Josh Homme (vocalista/guitarrista do QUEENS OF THE STONE AGE)

Josh Homme possui um histórico de contos no mínimo desequilibrados em seu passado.

E fazendo parte de um leque de bandas do rock alternativo que defendem o feminismo, mesmo tendo bebido demais (o que não é motivo), Homme agrediu uma mulher e pior, quando essa mulher estava trabalhando e tirando fotos dele.

QUEENS OF THE STONE AGE estava se apresentando em 2017 no Norwegian Wood Festival em Los Angeles, quando Homme parecia estar se divertindo enquanto tocava a sua guitarra.


Certa hora, ele desce o palco à sua direita e quando voltou para o centro, decidiu chutar a câmera da fotógrafa Chelsea Lauren, que tentou desviar para não pegar em sua máquina fotográfica e acabou atingindo o seu rosto, deixando-a com hematomas.


Dias depois, Homme postou um vídeo todo choroso em rede social pedindo perdão à fotógrafa.


Courtney Love (vocalista/guitarrista do HOLE)

Courtney Love é conhecida por ter sido esposa e viúva de Kurt Cobain, mas os seus verdadeiros fãs a conhecem por causa da sua banda grunge chamada HOLE.


E dentre algumas histórias de sua persona, um dos incidentes foi quando o HOLE se apresentou no Brasil no SWU Festival, SP, em 2011. Aconteceu quando ela viu um fã na plateia continuamente segurando uma foto de Kurt Cobain.

"Eu não preciso ver uma foto de Kurt, seu idiota!" Courtney disse depois de parar o show.


Com certeza é uma situação que gerou muita dor e perda em torno do relacionamento dela com Kurt Cobain.


“Eu não sou Kurt. Eu tenho que viver com essa merda, o seu fantasma e a nossa filha todos os dias. Ficar segurando essa foto é estúpido e rude”, disse Love extremamente agitada. “Eu vou te dar uma surra se você fizer isso de novo”.


Dave Grohl (vocalista/guitarrista do FOO FIGHTERS)

O multi-instrumentista Dave Grohl alcançou a fama sendo baterista da banda grunge dos anos 90, NIRVANA. Depois de apoiar o icônico Kurt Cobain por tantos anos, é bastante impressionante ver o músico liderar o seu próprio grupo anos depois.

Durante um show do FOO FIGHTERS em Londres no iTunes Festival em 2011, Grohl interrompeu abruptamente a apresentação quando viu uma briga se desenrolar na plateia.


O que aconteceu foi a pura ferocidade e raiva que Grohl passou a emanar: “Você não briga no meu show, seu idiota”, antes de descarregar pra cima do sujeito uma bronca que ninguém gostaria de receber (mas merecida).


Kurt Cobain (vocalista/guitarrista do NIRVANA)


Dentre algumas histórias para contar, Kurt Cobain teve o seu próprio incidente em 1993 na cidade de São Paulo, quando o NIRVANA estava de passagem pelo Brasil durante o Hollywood Rock Festival.


A banda estava fazendo um show bastante zoado e descompromissado, e logo ficou claro que algo estava definitivamente diferente com o seu enigmático frontman.

Sem conseguir tocar o setlist completo e querendo encerrar o show muito antes do tempo previsto, Cobain começou a andar desajeitadamente pelo palco e quase caindo algumas vezes.


Ele então começa a danificar todos os instrumentos no palco, incluindo a bateria de Dave Grohl. O baixista Krist Novoselic e Grohl parecem querer apoiá-lo, mas também estão um pouco confusos com as travessuras de Cobain.


Billy Corgan (vocalista/guitarrista do SMASHING PUMPKINS)

O show aconteceu no United Palace em 2008, New York. Corgan parou a apresentação depois que um membro da plateia não parava de incomodar a banda.


Ao contrário dos outros nesta lista, Corgan convidou o desordeiro ao palco.

“A performance de ontem à noite foi péssima!”, disse o intrometido.


Então, Corgan lhe perguntou cordialmente: “Você gostaria do seu dinheiro de volta?” De forma covarde, o desordeiro respondeu: “Não, tudo bem. Eu estava mentindo".


O sujeito começou a sair do palco e Corgan falou sarcasticamente: “Gostei daquela música que você escreveu!”


Eddie Vedder (vocalista/guitarrista do PEARL JAM)

O DVD "Let's Play Two" de 2016 nos apresentou o show do PEARL JAM no estádio de baseball em Chicago, Wrigley Field, e durante a performance da música "Lukin" (4º disco, "No Code", 1996), Vedder pede para a banda parar de tocar para que um rapaz, que estava batendo em uma mulher, fosse expulso do estádio com toda a multidão o assistindo...


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques