• by Brunelson

Tom Morello: "uso os mesmos quatro pedais de guitarra nos últimos 30 anos"


Tom Morello conversou recentemente com a revista Guitarist sobre uma ampla gama de tópicos, incluindo um equívoco sobre o seu manejo musical e especificamente o quão grande é a sua pedaleira.

Como ele havia dito para a mesma revista em 2019, Morello fez uma escolha consciente de não se preocupar em atualizar o seu equipamento e expandir a sua coleção de pedais de efeitos.

E como ele explicou agora para a revista Guitarist em uma nova entrevista, algumas pessoas ainda não estão convencidas disso.

“Fui acusado inúmeras vezes de usar uma tonelada de efeitos, mas usei os mesmos 04 pedais nos últimos 30 anos”, explicou ele.

"É um wah-wah, um Whammy, um delay e um phaser. Trata-se apenas de encontrar diferentes aplicações para a mesma velha merda. A guitarra elétrica é um instrumento relativamente novo no planeta. É apenas um pedaço de madeira, com seis cordas e alguns eletrônicos, mas você pode manipulá-los".

“Foi quando tive aquela revelação no RAGE AGAINST THE MACHINE, tipo: 'Eu sou o DJ da banda, mas ao invés de samplear, vou usar as minhas próprias mãos para criar esse novo vocabulário para a guitarra elétrica'".

"As minhas influências foram o Dr. Dre, Jam Master J e uma viagem ao zoológico, sabe? Então, a combinação dos grandes e pesados riffs do BLACK SABBATH e LED ZEPPELIN, com estes sons do outro mundo de Star Wars, realmente parecia que eu tinha encontrado a minha voz no instrumento. Não havia mais ninguém fazendo aquilo".

* Rage Against The Machine: "procurava emular sons de aspirador de pó, rinoceronte e liquidificador na guitarra"


Morello também falou sobre os seus instrumentos favoritos, incluindo a guitarra Fender Stratocaster Soul Power que ele introduziu no AUDIOSLAVE e se tornou seu primeiro modelo com a assinatura da Fender.


* Tom Morello: uma breve espiada nas suas principais guitarras


* Tom Morello: comentando sobre a sua guitarra Gibson

O guitarrista também falou sobre usar o corpo da guitarra como uma tela de pintura: “A guitarra é apenas mais uma tela para você se expressar”, explicou Morello. “Eu já havia pintado quatro pequenos hipopótamos bonitos em uma das minhas guitarras e então, pouco antes do RAGE AGAINST THE MACHINE fazer o nosso 1º show no clube principal de Los Angeles, no Whiskey A Go Go, eu estava sentado lá no chão e rabisquei nela a frase 'Arm The Homeless'. Pra mim, é a justaposição desses felizes hipopótamos flutuantes a esse tipo de contraponto situacionista e ultrajante escrito na guitarra".

* Rage Against The Machine: Morello fala sobre amplificadores, pedais de distorção e sua guitarra "Arm The Homeless"


Morello concluiu: “Representou muito bem quem eu sou. Essa escrita está aí há 30 anos, sabe? De certa forma, a guitarra é uma vara de adivinhação para trazer verdades do céu e eu precisava de uma vara de adivinhação diferente para o AUDIOSLAVE, que foi essa guitarra Stratocaster Soul Power. Eu personalizei a chave seletora, os captadores, a barra de impacto e isso refletiu numa mudança”.


Confira o videoclipe da clássica canção do AUDIOSLAVE, "Like a Stone", com Tom Morello levando a guitarra Soul Power (1º disco, "Audioslave", 2002):


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead