• by Brunelson

Smashing Pumpkins: confira performance numa loja de discos em 1991


SMASHING PUMPKINS foi formado em 1988, mas só começaria a colher os frutos dos seus esforços em 1991, com o lançamento de um álbum independente que mais vendeu cópias na história do rock, "Gish" (1º disco).


* Smashing Pumpkins: relembrando a 1ª apresentação do grupo na TV em 1988

Mas a trajetória da banda não iria mudar de forma repentina, ainda fazendo pequenos shows e apresentações como nesta rara filmagem de 1991 na loja de discos, Reckless Records, em sua cidade natal, Chicago.

Aqui nesta apresentação, o álbum "Gish" havia sido lançado há 01 mês atrás e foi se tornando gradativamente num dos discos definitivos do grunge, conseguindo entrar no ranking da Billboard na posição nº 195 na época do seu lançamento.

Antes e após o seu lançamento, SMASHING PUMPKINS continuou garimpando de cidade em cidade tocando em pequenos clubes e salas repletos de fãs leais. Assim como nesta performance na loja de discos que foi um momento que as pessoas presentes nunca esquecerão.

O avanço comercial do NIRVANA com o disco "Nevermind" ampliou o gosto do público em geral e foi uma espécie de porta de entrada para outras bandas, que levou os fãs de música a voltarem suas atenções para grupos como SMASHING PUMPKINS, que curiosamente não precisou adaptar o seu som aos gostos convencionais do grunge, mas adaptando as pessoas ao seu som que deram à banda uma pureza intransigente e real.

“Então, uma pequena banda chamada NIRVANA apareceu e vendeu 01 bilhão de cópias. Então, PEARL JAM vendeu 01 zilhão de cópias, então, o padrão do que foi um álbum de sucesso literalmente mudou para nós da noite para o dia”, disse Billy Corgan (frontman) numa entrevista passada ao site Soundlounge.

“Passamos de: ‘Nossa, vocês estão indo muito bem’, para: ‘Vocês não vão conseguir chegar bem’”, continuou Corgan. “O que aconteceu? A rádio alternativa por volta de 1991, tipo, acho que havia somente umas 07 estações nos EUA, mas em meados dos anos 90, acho que havia umas 100 estações".

“E aqui estamos nós, ainda tocando rock alternativo. Foi um movimento cultural, foi um movimento do negócio da música e foi realmente uma tomada hostil dos sistemas que existiam”, observou Corgan. “De repente, estava sendo povoado por bandas que realmente não se importavam com a foto perfeita e a postura perfeita... Parecia tão diferente”.

O setlist do SMASHING PUMPKINS nessa loja de discos apresentou somente 02 músicas lançadas no álbum "Gish" - "Siva" e "Window Paine" - além da canção "Rocket" que só iria ser lançada no 2º álbum da banda, "Siamese Dream" (1993), a futura música trilha sonora do filme "Singles" de 1992, "Drown", e outros lados-b que não foram lançados em nenhum álbum de estúdio.


* Smashing Pumpkins: a resenha do disco de lados-b e covers, "Pisces Iscariot", pelo próprio Billy Corgan

Confira esta apresentação completa logo abaixo junto com o setlist:


1. Drown

2. Rocket

3. Kill Your Parents

4. Siva

5. Smiley

6. Jesus Loves His Babies

7. Blue

8. Window Paine

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead