top of page
  • by Brunelson

Slayer: baterista original explica por que no início o Pink Floyd foi "inspirador"


Dave Lombardo fez o seu nome como baterista e um dos membros fundadores dos pioneiros do thrash metal, SLAYER.

Depois de ajudar a levar o thrash metal para as massas, ele também encontraria o sucesso no supergrupo amplamente influente, FANTÔMAS, e tocou com bandas como MISFITS.


E apesar de estar intimamente ligado ao lado mais pesado da música, Lombardo também possui uma queda pela faceta mais experimental do som.

Sendo entrevistado pelo programa What's In My Bag?, Lombardo compartilhou o seu amor pelo PINK FLOYD e particularmente pelo seu material inicial de carreira que ele chama de "inspirador".


Isso aconteceu por ele escolher como um dos seus discos preferidos o álbum solo de estreia do vocalista/guitarrista original do PINK FLOYD, Syd Barrett, "The Madcap Laughs" (1970). O disco é um momento clássico de folk psicodélico gravado depois que Barrett foi dispensado do PINK FLOYD em 1968 devido à deterioração de sua saúde mental.

Esse álbum foi produzido por Barrett ao lado dos seus ex-companheiros de banda, David Gilmour e Roger Waters, junto com os produtores, Peter Jenner e Malcolm Jones. O disco apresenta participações especiais de Gilmour e Waters, bem como nomes do baterista da banda SOFT MACHINE, Robert Wyatt, e continua sendo um dos álbuns mais elogiados da época.


Esse status ocorre apesar da trágica história de fundo de Barrett e do rumo que a sua vida tomaria depois de 1970, mas de muitas maneiras, representa um triunfo diante da adversidade.





Mais tarde, Gilmour disse numa entrevista sobre o álbum "The Madcap Laughs": “Talvez estivéssemos tentando mostrar como Syd Barrett realmente era, mas talvez estivéssemos tentando puni-lo…”


Famosamente, Barrett falou sobre o seu disco solo: “É muito bom, mas ficaria muito surpreso se desencadeasse em alguma coisa de destaque. Se eu caísse morto, não acho que seria a minha última declaração".


Já Roger Waters fez um relato mais otimista, chamando Barrett de "gênio".

Sendo entrevistado pelo programa, o baterista do SLAYER falou: “Recentemente comprei os 02 primeiros discos do PINK FLOYD e Syd Barrett foi obviamente a principal influência da banda. Depois, eu tive que comprar também o disco solo de Barrett, 'The Madcap Laughs'".



Lombardo começou a falar sobre as letras das músicas do PINK FLOYD e dos seus primeiros trabalhos que foram “inspiradores”: “Eu não sabia, mas o álbum solo de Barrett foi produzido por David Gilmour e Roger Waters, você sabe, é uma 'viagem' interessante em ouvir esse disco e eu tive que compra-lo também. Eu realmente gosto do início do PINK FLOYD, pois há algo especial nessas gravações mais antigas que eu acho cativante e atraente”.

Lombardo continuou: “Você pode ouvir a progressão da banda conforme vai chegando no álbum 'The Wall' (11º disco, 1979). As suas habilidades, sua produção e composição, você pode ouvir tudo isso evoluir. E às vezes nas músicas mais antigas, como dos 02 primeiros álbuns do PINK FLOYD, acho elas muito inspiradoras porque o pessoal da banda não refrearam as suas experimentações”.

Ele concluiu: “No início da banda, eles não se importavam com: 'Oh, precisamos de uma música de sucesso no início de carreira. Precisa durar no mínimo 03 minutos até no máximo 03 minutos e meio', não, eles não se importavam com isso, então, pra mim, foi isso que tornou essas primeiras músicas muito especiais”.

Mais Recentes
Destaques
bottom of page