• by Brunelson

Pearl Jam: relembrando quando estrearam na TV britânica em 1992


PEARL JAM foi parte integrante do movimento grunge que veio das ruas de Seattle e conquistou o mundo.

E com esta performance ardente da música que fez a banda ficar conhecida no mundo inteiro, "Alive", a banda marcou um momento verdadeiramente crucial na aquisição.

Sua viagem de estreia à Europa em fevereiro de 1992 foi inesquecível e gerou uma relação especial que ainda está forte quase 30 anos depois, com os roqueiros agora tocando em estádios e arenas muito maiores de quando se apresentavam somente em bares e clubes noturnos.

A banda de Seattle só teve a chance de fazer 01 show em solo britânico antes de se apresentar neste programa de auditório do canal da BBC de Londres, concedendo aos espectadores em casa o choque de suas vidas apresentando uma performance devastadoramente feroz do single "Alive", que foi a maneira perfeita de anunciar a sua chegada e de divulgar o álbum de estreia, "Ten" (1991).

Na noite anterior, no clube Esplanade em Southend, os agora experientes headliners de festivais se aqueceram para a sua grande apresentação na televisão inglesa, proporcionando a "somente" 300 fãs uma performance que viverá para sempre em suas memórias.

"Hey, vamos nos apresentar num programa de TV amanhã e será transmitido ao vivo para todo o Reino Unido", disse Eddie Vedder ao público no final deste show do PEARL JAM na noite anterior. “Há alguém que devemos mandar se foder na TV? Podemos muito bem fazer isso se vocês quiserem”.

Após esta apresentação no canal da BBC na noite seguinte, PEARL JAM não era mais o "desconhecido" que era apenas 24 horas antes. Como o seu álbum de estreia ainda era recente no mercado do Reino Unido, as únicas pessoas que conheciam a banda eram os telespectadores da MTV, com essa estreia na televisão britânica sendo um dos segredos mais bem guardados dos EUA.

Essas primeiras turnês foram sinônimos das travessuras excêntricas do PEARL JAM no palco, que viram o vocalista Eddie Vedder tão elétrico e cheio de energia (assim como toda a banda). O grupo não deixava nada para trás antes de sair do palco, com o seu carismático vocalista na maioria das vezes mergulhando do palco ou escalando vigas altíssimas colocando a sua vida em risco.

“É difícil para nós assistirmos às nossas primeiras apresentações, embora seja quando éramos jovens. Tocar música por tanto tempo quanto eu tocava e então ter a chance de fazer um álbum e ter uma audiência e outras coisas... É como uma força indomada e um tipo diferente de energia”, admitiu Vedder numa entrevista para o mesmo canal britânico em 2006.

"Acho meio difícil assistir a essas primeiras apresentações porque é tão fodidamente cheia de testosterona ou algo assim, mas não veio da mentalidade de um atleta, somente para ser liberada de dentro de nós".

"Jeff Ament (baixista) e Stone Gossard (guitarrista) vinham de bandas que foram abatidas quando estavam em atividade, assim como eu. Então, quando finalmente os portões foram abertos, saímos que nem loucos por aí e agitávamos para tudo que era lado”, acrescentou o vocalista.

PEARL JAM certamente aproveitou a oportunidade para se apresentar na frente de potencialmente milhões de pessoas que estavam em suas casas em todo o Reino Unido, com as duas mãos no volante e colocando cada fibra do seu ser nesta performance maravilhosa da música "Alive".

Confira esta icônica apresentação do PEARL JAM:


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques