Pearl Jam: baterista Matt Cameron anuncia sua saída da banda
by Brunelson
há 13 minutos
3 min de leitura
Matt Cameron, baterista do PEARL JAM desde 1998, anunciou sua saída da banda.
Em uma declaração publicada ontem nas redes sociais (07/07/2025), o baterista de 62 anos de idade escreveu: "Após 27 anos fantásticos, dei meus últimos passos na bateria do poderoso PEARL JAM. Muito amor e respeito a Jeff (baixista), Eddie (vocalista), Mike (guitarrista) e Stone (guitarrista) por me convidarem para a banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida, repleta de amizades, talento artístico, desafios e risadas. Sou eternamente grato à banda, à equipe de funcionários e aos fãs do mundo inteiro. Tem sido uma jornada incrível e mais jornadas virão. Obrigado a todos do fundo do meu coração”.
Em sua própria declaração oficial, o PEARL JAM escreveu: “Desde ser um dos nossos primeiros heróis musicais nas bandas SKIN YARD e no poderoso SOUNDGARDEN, até ter gravado a bateria em nossas primeiras fitas cassete demo de 1990, Matt Cameron tem sido um músico, baterista singular e verdadeiramente poderoso em seu instrumento. Ele impulsionou os últimos 27 anos de shows e gravações de estúdio do PEARL JAM. Foi um capítulo profundamente importante para o nosso grupo e lhe desejamos sempre o melhor. Sentiremos muita falta dele e ele será para sempre nosso amigo na arte e na música. Nós te amamos, Matt”.
Cameron começou como baterista de uma das bandas seminais de Seattle e um dos padrinhos do que viria a se tornar grunge pela mídia no início dos anos 90, o grupo chamado SKIN YARD. Logo em seus primeiros shows em 1985 e 1986, sua técnica na bateria chamaria a atenção de um grupo de amigos que tinham formado uma banda e estavam atrás de um baterista, o SOUNDGARDEN. Entrando no grupo em 1986, ele seria o baterista do SOUNDARDEN até o seu final em 2017.
Em 1991, ele seria convidado para ser o baterista do TEMPLE OF THE DOG, uma banda tributo de Seattle formada para honrar Andy Wood, falecido vocalista de outro grupo da cidade, MOTHER LOVE BONE, e seria também o baterista que gravou as primeiras fitas cassete demo do PEARL JAM, quando a banda estava se formando em busca de um vocalista. Foi exatamente essa fita cassete, chamada "Momma Son", que iria cair nas mãos de um tal de Eddie Vedder, onde ele iria gravar os vocais em cima da gravação instrumental e a mesma seria devolvida ao pessoal do PEARL JAM para aprovarem a vinda do seu novo vocalista.
Enquanto desfrutava do enorme sucesso com o SOUNDGARDEN na década de 90, Cameron se tornou disponível no momento certo, quando o SOUNDGARDEN havia encerrado as atividades em 1997 e com o PEARL JAM lhe convidando a entrar na banda para substituir Jack Irons na bateria. Mesmo com o retorno do SOUNDGARDEN em 2010, Cameron continuou no PEARL JAM.
Matt Cameron foi o baterista mais longevo que passou pelo PEARL JAM (sendo o 5º a passar pelo grupo), gravando a bateria em 06 álbuns de estúdio. Sua última apresentação com a banda foi em 18 de maio de 2025, na cidade de Pittsburgh, em turnê do último álbum do PEARL JAM, "Dark Matter" (12º disco, 2024).
E para finalizar, ele também é um dos poucos na história que foi eleito 02 vezes ao Rock & Roll Hall of Fame, tanto pelo PEARL JAM quanto recentemente pelo SOUNDGARDEN.
Comments