top of page
  • by Brunelson

Lemmy Kilmister: por que ele disse que o Radiohead não é rock?


O falecido Lemmy Kilmister, vocalista/baixista do MOTORHEAD, foi uma das figuras mais distintas na história do rock.

Incorporando a essência do gênero, esse imponente pioneiro do hard rock e metal teve uma carreira fascinante. Ele foi roadie de Jimi Hendrix, participou da banda HAWKWIND e depois afirmou o seu lugar como um dos verdadeiros grandes nomes do MOTORHEAD.


Dada a sua estreita relação com o desenvolvimento da música rock moderna e o fato de ter estado lado a lado com alguns dos melhores para o fazer, Lemmy estava mais do que no seu direito de dar as suas opiniões sobre o estado das artes contemporâneas. Na verdade, grandes nomes do rock moderno achavam Lemmy Kilmister uma pessoa intimidante, vide Dave Grohl e Slash.



Ao ser entrevistado uma vez pelo site Stay Thirsty Media em 2010, perguntaram a Lemmy se ele achava que o rock ‘n’ roll estava começando a se redimir depois de um período em 2º plano contra cultural. Lemmy afirmou que embora o gênero seja impossível de matar, 02 dos grupos contemporâneos mais proeminentes da época moderna, COLDPLAY e RADIOHEAD, certamente não eram “bandas de rock” aos seus olhos.

Ele disse: “Rock n’ roll sempre volta, você sabe. Não há como lutar contra isso. E essas pessoas pensam que podem matar o rock n’ roll, elas podem muito bem tentar parar a inundação, mas não tem jeito. Sempre volta porque sempre tem gente que quer ouvir música alta e estridente, sabe?”

Então, Lemmy disse que toda a “merda” que as revistas promovem não é emocionante.


Ele usou o COLDPLAY e o RADIOHEAD como exemplos. O frontman do MOTORHEAD afirmou que conhecia um bom rock quando o ouvia e numa qualificação respeitável, ele declarou que isso acontecia porque ele ouvia rock desde os 12 anos de idade.

“Rock'n roll é emocionante, você sabe, e toda a merda que essas revistas gostam não é emocionante. Tipo, meu Deus! RADIOHEAD, você sabe. Foda-se... COLDPLAY, Jesus! Essas não são bandas de rock, são grupos sub-emo, você me entende?"

Lemmy concluiu: “Quero dizer, eles fizeram algumas coisas boas e é justo dizer, mas não é rock ‘n’ roll. Eu reconheço a porra do rock ‘n’ roll quando ouço. Eu ouço rock desde os meus 12 anos de idade, sabe? Então, vá se foder!"

Ao ser entrevistado pelo site Consequence não muito antes de sua morte em 2015, o tema do RADIOHEAD foi abordado mais uma vez e Lemmy foi menos diplomático do que havia sido 05 anos antes.


Quando o entrevistador usou o RADIOHEAD como exemplo de banda que modifica o seu som a cada álbum lançado, Lemmy opinou: “E eles não são muito bons”. Questionado se gostava deles, ele disse simplesmente: “Não”.






Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page