top of page
  • by Brunelson

Josh Homme: as influências ecléticas do frontman do Queens of The Stone Age


Quando alguém pensa em Josh Homme, vocalista/guitarrista do QUEENS OF THE STONE AGE, você se depara com a imagem de uma pessoa alta, nativo do deserto da California, que curte muito um som pesado e um músico que já fez de tudo dentro e fora dos palcos...

Josh Homme começou como co-fundador e guitarrista da banda KYUSS em 1988. Desde então e mesmo o grupo se separando em 1995, Homme começou a causar um impacto marcante em sua carreira no mundo da música. Isso é notável, pois o KYUSS é uma banda altamente respeitada por direito próprio e extremamente influente para outros artistas - vide Dave Grohl citando o grupo numa entrevista ao lado de Kurt Cobain em 1992.

Depois do KYUSS, Homme entrou como o 2º guitarrista do SCREAMING TREES em 1996 e logo em seguida formaria a sua banda, QUEENS OF THE STONE AGE, lançando o seu disco de estreia homônimo em 1998.

Com o seu grupo atual, Josh Homme causaria um impacto significativo na música contemporânea, cultivando um som e uma estética muito respeitados. Num certo período de tempo, QUEENS OF THE STONE AGE chegou a se tornar um "supergrupo" do rock, quando apresentou como membros o baterista Dave Grohl, o vocalista de apoio, Mark Lanegan do SCREAMING TREES, e o baixista membro fundador, Nick Oliveri, que também era do KYUSS.

Um dos grupos mais influentes em quase 25 anos, o estilo do QUEENS OF THE STONE AGE engloba o punk rock, hard rock e o metal, todos com uma pitada bem experimental e psicodélica.

A banda é uma força em constante mudança, recheada com riffs vigorosos, dinâmicas interessantes e o tom de guitarra distorcido da marca registrada de Josh Homme. Não é de se admirar que eles tenham uma legião de fãs devotos, como Iggy Pop e o grupo ARCTIC MONKEYS - chegando a trabalhar/tocar juntos.




Uma característica fascinante de Homme como artista é que os seus métodos e combinações de equipamentos são mantidos em segredo. Notoriamente, ele tem relutado em compartilhar informações relacionadas ao seu conjunto de pedais, onde numa entrevista em 2007 ele explicou: “Eu não compartilho segredos, apenas porque o meu som é importante para mim e passei muitos anos apenas trabalhando nele, descobrindo pequenos truques aqui e ali... Eu quase sinto que se você revelar muito disso, você dá algo que é próximo e querido para você. É como se você o colocasse no altar e dissesse: ‘Aqui, pessoal, podem comer uma fatia!’”

Homme também é amplamente considerado um defensor de guitarras incomuns. Certa vez, ele admitiu que possui mais de 35 guitarras, mas que nenhuma é de um modelo clássico da Fender ou da Gibson Les Paul.


Em vez disso, ele opta por “guitarras japonesas esquisitas” ou modelos obscuros “marcados” com histórias de fundo interessantes. Isto é significativo, pois essas guitarras tiveram um grande impacto no estabelecimento da borda suja inerente ao som característico do KYUSS e do QUEENS OF THE STONE AGE.


Não esquecendo do THEM CROOKED VULTURES, supergrupo formado em 2009 com Dave Grohl, John Paul Jones (baixista do LED ZEPPELIN) e Alain Johannes (guitarrista, ex-ELEVEN e QUEENS OF THE STONE AGE).

Em uma entrevista de 2017 para a revista Entertainment Weekly e após o lançamento do último álbum de estúdio do QUEENS OF THE STONE AGE, "Villains" (7º disco), Homme teve a gentileza de nos deixar entrar em algumas de suas influências.

Ele tinha revelado quais os músicos que lhe inspiraram e sem surpresa nenhuma, é claro que foi uma mistura de artistas ecléticos.

Home explicou as suas primeiras incursões na música: “Quando eu era criança, ouvia as canções de Kenny Rogers e Dolly Parton. Depois, eu soube na hora quando escutei bandas de punk rock como CHARGED GBH ou BLACK FLAG, que era algo que eu também poderia tocar e tornou isso possível para mim. E então, ouvir a história de Johnny Cash que é quase um livro gravado com música por trás dele... Mais tarde, me formei em artistas como Waylon Jennings e Willie Nelson, mas tudo começou com Kenny Rogers”.

Nunca se poderia imaginar que Josh Homme, vindo do meio do deserto, teria se inspirado em música popular e country, mas o que é surpreendentemente é que podemos pescar a sua fonte de canto aqui...

Por outro lado, mesmo visto que ele é um guitarrista preocupado principalmente com os aspectos mais pesados da música, não é surpresa que as bandas punk rock CHARGED GBH e BLACK FLAG tenham gerado um impacto definitivo no jovem Josh Homme.

Como por exemplo, notar o quão rápido e forte ele pode tocar músicas do QUEENS OF THE STONE AGE como "First it Giveth" ou "Go With The Flow" (ambas do 3º disco, "Songs For The Deaf", 2002).

Em outros momentos da entrevista, Homme também citou Dean Martin, Britney Spears e as Spice Girls. Ele concluiu a sua entrevista: “O meu objetivo é gostar do máximo de música que puder. Eu não me sinto culpado por gostar desses prazeres, porque realmente não me sinto mal com isso”.


"Fortress" (7º disco, "Villains", 2017)


Mais Recentes
Destaques
bottom of page