Jimmy Page: o baterista que ele chamou de “inspirado” e comparou a John Bonham
by Brunelson
há 9 minutos
2 min de leitura
Como guitarrista do LED ZEPPELIN, Jimmy Page teve a sorte de tocar por 12 anos com um dos maiores bateristas que o mundo já viu, John Bonham.
É um reflexo do brilhantismo de Bonham que, após sua morte prematura em 1980, o grupo soube que não poderia mais continuar. Eles não só perderam um grande amigo, mas de muitas maneiras, o relâmpago coletivo que eles conseguiam capturar dentro de uma garrafa havia sido perdido. Um músico elementar que fundiu o brio jazzístico do baterista Gene Krupa com um trovão natural, Bonham facilitou todo o dinamismo da banda e que nunca mais seria a mesma sem ele.
Anos após a morte de Bonham, a revista Rolling Stone foi entrevistar Page e ele falou um pouco sobre seu falecido amigo: “Bonham tinha um equilíbrio natural em tudo que tocava. Ele dava aquela batida no bumbo que você sentia entrar no seu estômago. Sua técnica era simplesmente incrível e era muito divertido tocar com ele, mas a outra coisa era que ele amava muito o LED ZEPPELIN. Ele realmente amava a banda e costumava colocar para tocar a nossa música em sua casa. Então, nos divertimos muito e nos divertimos muito improvisando no palco”.
Tocar ao lado de um dos maiores bateristas da história por mais de 01 década, deu a Jimmy Page mais percepção do que faz um grande baterista do que a maioria. Ele também conseguiu identificar outro baterista perfeito e que já vinha trabalhando com alguns dos melhores como um dos músicos de sessão de estúdio mais procurados de Londres.
Esse baterista era Mitch Mitchell, da banda de Jimi Hendrix. Assim como John Bonham, Mitchell foi vital para impulsionar o desenvolvimento dos seus companheiros de banda, particularmente o ponto focal do grupo, Jimi Hendrix.
Ao ser entrevistado pela revista Guitar World em 1993, depois que Page lamentou nunca ter conseguido ver um show de Jimi Hendrix antes, ele foi questionado sobre o que achava dos discos de Hendrix do ponto de vista de um produtor.
Em sua resposta, ele se entusiasmou sobre o brilhantismo "inspirado" de Mitch Mitchell nos álbuns de Hendrix, afirmando que Mitchell nunca tinha tocado bateria assim como músico de estúdio em Londres antes de entrar na banda de Jimi Hendrix, e que ele nunca mais tocou bateria daquele jeito depois do falecimento de Hendrix.
Page finalizou: “Achava que Bonham e Mitchell eram excelentes... Mitchell também era um baterista inspirado e ele nunca tocou bateria daquele jeito antes ou depois de conhecer Jimi Hendrix. Ele realmente tocou coisas incríveis na bateria quando Hendrix estava vivo”.
Comentários