• by Brunelson

Dave Grohl: por que ele é uma das maiores estrelas do rock de todos os tempos?


É seguro dizer que o NIRVANA foi a soma de suas partes brilhantes.

Não teria sido a força pioneira que foi se você tirasse Kurt Cobain, Krist Novoselic ou Dave Grohl da equação. Também é sem discussão que a decisão da banda de demitir o baterista Chad Channing e substituí-lo por Dave Grohl foi uma escolha importante e transformadora para a história do rock'n roll.

Ao entrar na equação, Grohl adicionou o seu icônico método de tocar levando a música do NIRVANA em uma direção completamente diferente. Sem as botas e punhos de chumbo que Dave Grohl possui, NIRVANA não teria o mesmo impacto.

A bateria de Grohl conduziu todos os aspectos do som pesado do NIRVANA, desde os singles "Smells Like Teen Spirit" e "Heart Shaped Box", à músicas que ele mesmo criou o riff através da bateria, como "Scentless Apprentice" - conforme Kurt Cobain revelou em entrevista para a MTV em 1993.


* Dave Grohl: equipamentos e técnicas de gravação usados para a bateria nos discos "Nevermind" e "In Utero" do Nirvana

Após o fim do NIRVANA em 1994, Grohl teve vontade de abandonar uma carreira já de cair o queixo, quando o trágico falecimento do amigo Kurt Cobain o atingiu com mais força do que se poderia imaginar. No entanto, depois de passar um tempo recluso gravando demos e inseguro sobre os seus próximos passos, Dave Grohl gravou sozinho o álbum homônimo de estreia do FOO FIGHTERS lançado em 1995.

Depois de fazer participações especiais tocando bateria para Tom Petty and The Heartbreakers (1994) e PEARL JAM (Austrália, 1995), Grohl montou a primeira formação do FOO FIGHTERS. Isso incluiu o guitarrista do NIRVANA e antes do THE GERMS, Pat Smear, além do baixista e baterista da banda de Seattle, SUNNY DAY REAL ESTATE, Nate Mendel e William Goldsmith. Após algumas mudanças na formação, o resto virou história no rock and roll e uma prova da longa e bem-sucedida carreira da banda é que eles serão incluídos no Rock and Roll Hall of Fame em 2021 - logo em seu 1º ano de elegibilidade.


* Foo Fighters: por que eles são uma perfeita banda de rock?

Dave Grohl não para por aí. Desde então, ele colaborou com incontáveis músicos icônicos, incluindo Brian May, Lemmy Kilmister, Bruce Springsteen, Jimmy Page e David Bowie. Ele mais uma vez assumiu o seu lugar de direito como baterista do grande impacto mundial que foi o álbum "Songs For The Deaf", 3º disco do QUEENS OF THE STONE AGE lançado em 2002.

Não, ele não parou por aí também. Em 2009 ele formou o THEM CROOKED VULTURES. Este supergrupo de hard rock viu Dave Grohl se conectar com John Paul Jones, baixista do LED ZEPPELIN, e novamente com o frontman do QUEENS OF THE STONE AGE, Josh Homme, em álbum e apresentações ferozes de grandeza do rock and roll.


* Dave Grohl: Top 10 das músicas em que ele descasca a bateria

Em suma, a adição de Dave Grohl à música e à cultura mundial foi enorme e você poderia chamá-lo de um fenômeno de criatividade. A sua lista de realizações na música, no cinema e na sociedade é muito variada para ser contada de forma sucinta desse jeito que explanamos acima.

Porém, uma coisa é certa, ele é uma das maiores e últimas estrelas do rock do mundo. É apropriado que ele tenha aparecido ao vivo algumas vezes com Paul McCartney, já que a carreira de ambos foi igualmente impactantes.

Mostrando a verdadeira extensão de sua estatura, é preciso notar um fato simples: Grohl foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2014 pelo NIRVANA e em outubro de 2021 ele será incluído novamente pelo FOO FIGHTERS. Isso o coloca no mesmo nível de Eric Clapton e dos beatles George Harrison e Paul McCartney, solidificando o seu lugar como um dos maiores rockstars de todos os tempos.

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques