top of page
  • by Brunelson

Dave Grohl: por que ele é uma das maiores estrelas do rock de todos os tempos?


É seguro dizer que o NIRVANA foi a soma de suas partes brilhantes.

Não teria sido a força pioneira que foi se você tirasse Kurt Cobain, Krist Novoselic ou Dave Grohl da equação. Também é sem discussão que a decisão da banda de demitir o baterista Chad Channing e substituí-lo por Dave Grohl foi uma escolha importante e transformadora para a história do rock'n roll.

Ao entrar na equação, Grohl adicionou o seu icônico método de tocar levando a música do NIRVANA em uma direção completamente diferente. Sem as botas e punhos de chumbo que Dave Grohl possui, NIRVANA não teria o mesmo impacto.

A bateria de Grohl conduziu todos os aspectos do som pesado do NIRVANA, desde os singles "Smells Like Teen Spirit" e "Heart Shaped Box", à músicas que ele mesmo criou o riff através da bateria, como "Scentless Apprentice" - conforme Kurt Cobain revelou em entrevista para a MTV em 1993.


Após o fim do NIRVANA em 1994, Grohl teve vontade de abandonar uma carreira já de cair o queixo, quando o trágico falecimento do amigo Kurt Cobain o atingiu com mais força do que se poderia imaginar. No entanto, depois de passar um tempo recluso gravando demos e inseguro sobre os seus próximos passos, Dave Grohl gravou sozinho o álbum homônimo de estreia do FOO FIGHTERS lançado em 1995.

Depois de fazer participações especiais tocando bateria para Tom Petty and The Heartbreakers (1994) e PEARL JAM (Austrália, 1995), Grohl montou a primeira formação do FOO FIGHTERS. Isso incluiu o guitarrista do NIRVANA e antes do THE GERMS, Pat Smear, além do baixista e baterista da banda de Seattle, SUNNY DAY REAL ESTATE, Nate Mendel e William Goldsmith. Após algumas mudanças na formação, o resto virou história no rock and roll e uma prova da longa e bem-sucedida carreira da banda é que eles serão incluídos no Rock and Roll Hall of Fame em 2021 - logo em seu 1º ano de elegibilidade.


Dave Grohl não para por aí. Desde então, ele colaborou com incontáveis músicos icônicos, incluindo Brian May, Lemmy Kilmister, Bruce Springsteen, Jimmy Page e David Bowie. Ele mais uma vez assumiu o seu lugar de direito como baterista do grande impacto mundial que foi o álbum "Songs For The Deaf", 3º disco do QUEENS OF THE STONE AGE lançado em 2002.

Não, ele não parou por aí também. Em 2009 ele formou o THEM CROOKED VULTURES. Este supergrupo de hard rock viu Dave Grohl se conectar com John Paul Jones, baixista do LED ZEPPELIN, e novamente com o frontman do QUEENS OF THE STONE AGE, Josh Homme, em álbum e apresentações ferozes de grandeza do rock and roll.


Em suma, a adição de Dave Grohl à música e à cultura mundial foi enorme e você poderia chamá-lo de um fenômeno de criatividade. A sua lista de realizações na música, no cinema e na sociedade é muito variada para ser contada de forma sucinta desse jeito que explanamos acima.

Porém, uma coisa é certa, ele é uma das maiores e últimas estrelas do rock do mundo. É apropriado que ele tenha aparecido ao vivo algumas vezes com Paul McCartney, já que a carreira de ambos foi igualmente impactantes.

Mostrando a verdadeira extensão de sua estatura, é preciso notar um fato simples: Grohl foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2014 pelo NIRVANA e em outubro de 2021 ele será incluído novamente pelo FOO FIGHTERS. Isso o coloca no mesmo nível de Eric Clapton e dos beatles George Harrison e Paul McCartney, solidificando o seu lugar como um dos maiores rockstars de todos os tempos.

Mais Recentes
Destaques
bottom of page