top of page
  • by Brunelson

Chico Science & Nação Zumbi: Mangue, o conceito.

* PARTE 01/07

Nação Zumbi

Em 1994, surgia uma banda brasileira apresentando uma sonoridade inédita até então, desconhecida por toda a mídia mainstream e dos principais meios de comunicação do país, e porque não dizer, do mundo inteiro também. Este grupo que surgiu dos manguezais da cidade de Recife/PE trazendo um novo estilo musical chamado "mangue beat", foi CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI.


Neste mesmo ano a banda lançou o seu 1º álbum de estúdio, "Da Lama ao Caos". E só para se ter uma ideia da grande influência que esse grupo ocasionou, o disco está na posição nº 13 dentre os 100 melhores álbuns da música brasileira de todos os tempos!


E no encarte do livrinho que vem junto nesse disco, é descrita algumas curiosidades e interessantes tópicos levantados pelos caranguejos com cérebro. Nesta 1ª parte de notificações, segue logo abaixo o conceito de mangue que está exemplificado no encarte do álbum:


Estuário. Parte terminal de um rio ou lagoa. Porção de rio com água salobra. Em suas margens se encontram os manguezais, comunidades de plantas tropicais ou subtropicais inundadas pelos movimentos das marés. Pela troca de matéria orgânica entre a água doce e a água salgada, os mangues estão entre os ecossistemas mais produtivos do mundo.


Estima-se que mais de 2.000 mil espécies de micro organismos e animais vertebrados e invertebrados estejam associados à vegetação do mangue. Os estuários fornecem áreas de desova e criação para 2/3 da produção anual de pescados do mundo inteiro. Pelo menos 80 espécies comercialmente importantes dependem dos alagadiços costeiros.


Não é por acaso que os mangues são considerados um elo básico da cadeia alimentar marinha. Apesar das muriçocas, mosquitos e mutucas - inimigos das donas de casa - para os cientistas, os mangues são tidos como os símbolos de fertilidade, diversidade e riqueza.


Logo abaixo, confira o vídeo clipe da música que foi o single do disco "Da Lama ao Caos", "A Cidade", e que foi febre na MTV nos anos 90:

Mais Recentes
Destaques
bottom of page