top of page

The Kinks: "essa música fala sobre um amigo meu da adolescência que morreu de overdose de metanfetamina"

  • by Brunelson
  • há 1 hora
  • 3 min de leitura
ree

Todo mundo conhece os maiores sucessos do THE KINKS. Pode parecer que você já nasceu ciente e apaixonado por músicas como "All Day and All of The Night", "You Really Got Me", "Sunny Afternoon", "Waterloo Sunset", "Lola", "This Time Tomorrow" e "Dedicated Follower of Fashion", mas além dos grandes sucessos, seus álbuns também estão cheios de joias escondidas incríveis, agitadas, emocionantes e cativantes.


Uma das favoritas entre os fãs das antigas do THE KINKS, mas não tão amplamente conhecida pelo resto do mundo, é a música "Strangers". Escrita pelo guitarrista Dave Davies para o álbum de 1970, "Lola Versus Powerman and The Moneygoround, Part One" (8º disco), a canção já chama a atenção por ter sido escrita pelo guitarrista da banda, e não pelo frontman do grupo e irmão dele, Ray Davies, como a sua grande maioria no extenso catálogo do THE KINKS.


Sendo entrevistado em 1990 pela revista Stay Thirsty Media, Dave Davies se abriu sobre sua inspiração para essa música, dizendo que a escreveu como uma homenagem ao seu velho amigo da escola, George Harris: "Éramos amigos queridos. Na verdade, George e eu íamos começar uma banda, mas ele se envolveu muito com as drogas e isso meio que nos separou".


O guitarrista adicionou: “A coisa das drogas foi como um caso a três e ele morreria de overdose de metanfetamina. Eles o encontraram morto, ainda bem jovem. Eu sempre senti que seríamos eu e ele em uma banda. Eu não achava que naquela idade seríamos eu e o meu irmão, Ray Davies. Então, eu realmente meio que escrevi essas letras para ele, tipo: ‘Estranhos nessa estrada em que estamos / Não somos dois, somos um’. Foi tipo, o que poderia ter sido se ele não tivesse morrido tão tragicamente...”


A perda e a tragédia também pesam em seus vocais. Dave Davies não só escreveu toda a música, mas ele também assumiu os vocais, o que chamaria mais atenção ainda para essa composição. Lançando nos limites mais altos e externos do seu alcance vocal, Dave Davies apresenta uma intensidade crua e visceral na raiz de sua performance, que sublinha todo o desgosto em suas letras. Há uma pungência emocionante e urgente em cada nota angustiante que ele alcança, enquanto ele se lembra do seu falecido amigo e se pergunta o que poderia ter acontecido com sua vida.


Ao lembrar de George Harris, o guitarrista do THE KINKS também foi levado a pensar sobre as mudanças que ele havia notado em si mesmo entre pegar uma guitarra pela 1ª vez e liderar o ataque à frente da invasão britânica dos anos 60, junto com os BEATLES, ROLLING STONES e THE WHO, concluindo: “Eu estava passando por muitas mudanças. Pessoalmente, coisas espirituais e entrando em uma filosofia diferente. Eu tinha 15 anos de idade na época em que começamos e nós tivemos sucesso, estávamos em turnê e isso realmente dá a você uma chance de crescer”.


As letras da música "Strangers" não é apenas o som de Dave Davies perguntando para onde seu amigo foi, mas também está fazendo perguntas a si mesmo, como: "O que está acontecendo? O que estamos fazendo? Por que estamos aqui?"


THE KINKS tocou a canção "Strangers" nos shows em apenas 10 ocasiões, mas Dave Davies continuou a se lembrar do seu amigo em suas apresentações solo e a cantou mais 94 vezes em sua carreira, incluindo mais recentemente em todas as noites de sua última turnê solo, que foi em 2019.


"Strangers"


Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page