Queens of The Stone Age: guitarrista fala sobre Jazzmasters, Iggy Pop e se virá um novo álbum
O guitarrista do QUEENS OF THE STONE AGE, Troy Van Leeuwen, é o sombrio arquiteto sônico que introduziu os offsets Fender e os captadores single-coil para uma das maiores bandas de rock do mundo.
Ele foi recentemente entrevistado pela Guitar.com e contou sobre a sua nova assinatura Jazzmaster, vivendo o sonho com Iggy Pop e a possibilidade de um novo álbum de estúdio da sua banda.
Continue se movendo ou morra. Esta é uma máxima que todas as grandes bandas sabem que é verdade e tem sido uma jornada e tanto para o QUEENS OF THE STONE AGE, indiscutivelmente uma das maiores bandas de rock do planeta. Com 07 álbuns de estúdio estelares do rock do deserto californiano, a banda sonoramente apresenta um som distinto e agressivo, ao mesmo tempo conseguindo inovar a sua música (vide os dois últimos álbuns lançados). Uma das chaves para essa evolução tonal são duas guitarras: as Fenders Jazzmaster e a Jaguar, levadas nas mãos de Troy Van Leeuwen.
Tendo inicialmente caído de paraquedas na banda dias antes de pegar um setlist de 30 músicas para tocar na turnê do álbum platina dupla, "Songs For The Deaf" (3º disco, 2002), Van Leeuwen rapidamente se tornou integrante fixo no grupo.
Acelerando no tempo, ele revela que foi decisão dele quando foram gravar o impiedosamente tenso álbum "Era Vulgaris" (5º disco, 2007), em trazer guitarras offset single-coil em uma mixagem que tinha sido dominada pela força bruta dos humbuckers.
“Ao longo dos anos, todos nós mudamos e crescemos juntos e isso é uma boa transição para a Jazzmaster como uma mudança tonal que começou a acontecer nesta época de gravação do álbum 'Era Vulgaris'”, explica Van Leeuwen da sala de estar de sua casa em Los Angeles. “O som da banda ficou tão amplo e nítido que sentimos que agora podemos fazer qualquer coisa. Foi uma boa viagem”.