top of page
  • by Brunelson

Nirvana: "a forma como a banda terminou foi terrível", disse o baixista


O baixista do NIRVANA, Krist Novoselic, tinha sido entrevistado pelo jornalista Rick Beato junto com o guitarrista do SOUNDGARDEN, Kim Thayil, e o lendário produtor de Seattle, Jack Endino.



Dentre vários assuntos, Novoselic lembrou como Kurt Cobain estava trabalhando em muitos "bicos" para financiar a 1ª fita demo do NIRVANA e explicou por que havia “muita dor” no período de maior sucesso comercial da banda.

Cobain pode ter experimentado o sucesso, mas isso não aconteceu sem antes passar por tempos difíceis. Eventualmente, o trio da formação clássica com Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic, conseguiu um avanço colossal e mudou o curso da história do rock.

As finanças estavam apertadas nos primeiros dias de banda, como Novoselic disse na entrevista. Como resultado, Cobain estaria trabalhando em vários "bicos" para conseguir dinheiro suficiente para gravar a fita cassete demo.

Novoselic falou: “Kurt tinha um emprego de zelador. Ele sempre ficaria 'limpo' como um consultório de dentista quando chegava à noite. Há algumas histórias loucas do que acontecia nessa época... Ele limpava banheiros para ganhar dinheiro para a gravação".

E enquanto o álbum de estreia da banda, “Bleach” (1989), estabeleceu o NIRVANA como um ativo importante para a cena underground de Seattle, foi com o lançamento do 2º álbum de estúdio, “Nevermind” (1991) – e seu single principal, “Smells Like Teen Spirit” – que as coisas realmente explodiram.

Recordando esse momento em particular, Novoselic continuou: "Isso é interessante... No início, nós estávamos nessa turnê pré-'Nevermind' em nossa van. Começamos primeiro pelos EUA e tocávamos nesses clubes pequenos que de repente estavam lotados. Em alguma noite, alguém de uma rádio aparecia e dizia: ‘Hey, vocês querem tocar na rádio?', e eu me lembro de nós todos estarmos muito cansados".

"Depois, pegamos um avião e fizemos essa turnê pela Europa e tínhamos acabado de fazer o clipe da música ‘Smells Like Teen Spirit’ e entramos em rotação na MTV. Estávamos sendo adicionados em todas essas estações de rádio pela Europa e quando telefonávamos para casa, o pessoal dizia: 'Hey, vocês estão em toda a MTV!' E nós pensávamos: 'Ah, é, sério?'”

No entanto, Novoselic também observou que a era de glória do NIRVANA foi tão dolorosa quanto emocionante.

Ele adicionou: “Eu estava quebrado financeiramente antes disso e existem todas essas bênçãos que recebemos, mas veja, houve muita dor também. Kurt tinha esse vício e ele teve muita pressão. Ele era como 'o cara' também, pois ele tinha mais atenção da mídia do que eu e Dave Grohl. Ele estava lá na frente do palco e era o cantor da banda. Quando penso naquela época, foi um período alegre e bonito, mas houve muita dor e eu não quero entrar neste assunto... E a forma como terminou foi terrível também".

Novoselic concluiu: “Naquela época da minha vida, de 1991 a 1994, pareceu que foram 20 anos, porque foi tudo muito comprimido e então, tudo terminou tão terrivelmente... Eu tive que descomprimir tudo isso por anos e todos aqueles problemas que surgiram por estar sob tanto stress daquele jeito”.


Essa turnê europeia que Novoselic se referiu está toda documentada no excelente DVD do SONIC YOUTH, "1991: The Year Punk Broke", onde o SONIC YOUTH havia convidado o NIRVANA a participar dessa turnê junto com eles. Foi a estreia do NIRVANA nos festivais europeus, sendo ainda a 1ª ou 2ª banda a se apresentar no período da tarde no line-up de bandas que iriam tocar no dia.


Confira a apresentação do NIRVANA em um desses festivais europeus em 1991, com edição de imagens de outros shows dessa mesma turnê que foi extraído do DVD "1991: The Year Punk Broke".


"Negative Creep" (Álbum: "Bleach")


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page