• by Brunelson

Jimi Hendrix: quando deixaram cair haxixe no ralo da pia e foram banidos da BBC por cover ao Cream


Em 1969, Jimi Hendrix se via em rápida ascensão, fazendo uma aparição lendária no horário nobre da televisão inglesa da BBC e com apenas 02 canções depois, banido do canal indefinidamente por um tributo improvisado à banda CREAM.

Nos anos 60, enquanto Londres estava positivamente agitada, a BBC ainda era um estabelecimento muito abafado, com camisa de colarinho e lábios rígidos, capaz de tomar decisões precipitadas sobre as menores coisas. Em primeiro lugar, eles provavelmente não gostaram nem de convidar Jimi Hendrix para o programa de TV em horário nobre.

Eles certamente estavam insatisfeitos com o seu "desempenho" perante às câmeras...

Embora a apresentadora do programa de TV, Lulu, pudesse ter um lado subversivo, ela ainda era a escolha natural para a BBC quando eles estavam esboçando a sua intenção de capturar a audiência do crescente movimento da contracultura rock. Lulu representava um cruzamento perfeito do estilo: por ter sido amiga dos BEATLES, ela tinha alguma reputação, mas o seu tom alegre, charmoso e bem-educado junto com a sua imagem, a tornaram a candidata perfeita para este novo programa do horário nobre da BBC.

O show iria ao ar um pouco antes do noticiário das 18:00hs e foi o lar de alguns dos melhores e mais brilhantes músicos do país. Receber artistas da bolha da música rock empunhando as suas guitarras com os seus cabelos longos e roupas florais, era uma afronta a tudo que a BBC representava na época.

Durante o final dos anos 60, havia apenas um homem que poderia realmente viver de acordo com esse hype, o único ato que poderia desencadear uma revolução com uma única nota: Jimi Hendrix com a sua banda.

O grupo foi convidado a participar do programa com a expectativa de cumprir não apenas as práticas do mesmo, mas também as rigorosas exigências da BBC. O primeiro seria ver a banda apresentar dois sucessos para um público apaixonado, a sua brilhante canção "Voodoo Child" (3º disco, "Electric Ladyland", 1968) e o hit "Hey Joe" (1º disco, "Are You Experienced", 1967).

Eles também deveriam ter Lulu se juntando a Jimi Hendrix na última canção para realizar um dueto digno de nota.

A cena que o baterista Mitch Mitchell e o resto da banda tiveram ao entrarem no estúdio de TV, era, como ele mesmo descreveu no seu livro biográfico: “Tão direta e natural como se quiséssemos combater essa atmosfera toda acendendo um baseado em nosso camarim".

Ele continuou: “Na nossa pressa, o pedaço de haxixe escapou das mãos e escorregou pelo cano da pia. Pânico total! Nós simplesmente não podíamos fazer este show direito sem fumar e Lulu não fumava nada! Ela era casada com Maurice Gibb dos BEE GEES, com quem eu o visitei uma vez e fumamos um baseado juntos... Eu sempre poderia dizer que Lulu estava em casa quando Maurice começou a abrir todas as janelas da casa para a fumaça sair".

“De qualquer forma, encontrei um homem da manutenção e implorei por ferramentas com a história de que tinha deixado cair o meu anel no ralo da pia. O rapaz foi muito prestativo, oferecendo-se para retirar o cano para nós. Demorou muito para dissuadi-lo, mas tivemos sucesso em nossa tarefa e fumamos antes da nossa apresentação”.

Eles entraram no estúdio e começaram a afinar os seus instrumentos e impressionar a multidão com uma interpretação fascinante da música "Voodoo Child", que deve ter realmente sacudido o público de casa em suas poltronas. É realmente uma das melhores performances de Jimi Hendrix desta canção que você provavelmente verá.


E conforme a música tocava, o início da proibição de Hendrix começava a se apresentar.

“Isto foi muito quente”, disse Lulu enquanto as notas de ‘Voodoo Child’ diminuíam e os aplausos da multidão cessavam. "Sim, bom, senhoras e senhores, caso vocês não saibam, Jimi e os meninos ganharam o prêmio de banda do ano pela grande revista americana chamada Billboard”. Nesse momento, um feedback repentino e aparentemente acidental tirou Lulu de suas anotações e deixou Hendrix sorrindo.

Sendo uma profissional do showbiz, Lulu continuou: “E eles vão tocar para vocês agora, a música que absolutamente os deixaram conhecidos no Reino Unido e eu adoraria ouvi-los cantá-la: ‘Hey Joe’”.

Naquele mesmo dia, outro momento da história musical já havia ocorrido.

O supergrupo britânico CREAM havia anunciado a sua separação. Composto por Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker, o grupo representava os escalões mais altos do rock and roll e especialmente da música britânica - e Hendrix conheceu isso em primeira mão.

O guitarrista estava em uma jam session do CREAM quando se apresentou pela primeira vez à cena musical no Reino Unido e desde então, eles permaneceram como os favoritos de Jimi Hendrix.

Então, após alguns compassos do seu último single, em uma apresentação ao vivo transmitida pela televisão nacional, Hendrix para de tocar a música e fala: “Gostaríamos de parar de tocar essa porcaria e dedicar uma música ao CREAM, independentemente do tipo de grupo que possam ser. Dedicamos isso a Eric Clapton, Ginger Baker e Jack Bruce”.

Então, a banda concede uma performance verdadeiramente magnífica da música do CREAM, "Sunshine of Your Love".

O baixista Noel Redding disse uma vez sobre essa história: “Isso foi divertido pra nós, mas o produtor Stanley Dorfman não aceitou muito bem enquanto os minutos passavam em seu show ao vivo. Além de correr para a mesa de som para nos parar ou puxar a tomada da parede, não havia nada que ele pudesse fazer. Tocamos além do ponto em que Lulu deveria ter se juntado a nós, deixamos este tempo para falar no final, vimos Stanley arrancando os cabelos, apontando para o relógio e gritando silenciosamente para nós... Só tocamos o show em diante".

“Depois, Dorfman se recusou a falar conosco, mas o resultado foi uma das performances mais relaxadas que fizemos na TV, com certeza".

Jimi Hendrix seria banido da BBC indefinidamente, mas viveria como um momento de história do rock and roll diferente de qualquer outro.

Separamos 02 vídeos que mostram e explicam todo este ocorrido, referente a apresentação de Jimi Hendrix neste programa de auditório da TV inglesa em 1969:



  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques